Breaking News

11 espetáculos gratuitos para ver em setembro

Peças premiadas e apresentação de circo estão na lista

GABRIELA RASSY EM 3 DE SETEMBRO DE 2015 ÀS 17:41

 

Setembro começou e com ele estreiam diversos espetáculos, todos com entrada Catraca Livre. Selecionamos algumas peças, para adultos e crianças, que tratam de diversos temas, como orixás, relações familiares e até adaptação de premiado espetáculo da Broadway. Confira:

– Adulto –

Auto da Folia

Divulgação O premiado "Auto da Folia" chega à Lapa
Divulgação
O premiado “Auto da Folia” chega à Lapa

Sinopse: A peça de rua narra o nascimento de Cristo, abordando a história das congadas, folia de reis e serestas, com o objetivo de fazer um resgate da cultura popular. Pela primeira vez no Rio, o espetáculo itinerante já passou por oito cidades, reforçando a influência da cultura mineira no folclore brasileiro. Dirigida por Maurílio Romão, a peça já rendeu à Trupe Ventania o troféu de melhor espetáculo no XIV Festival Nacional de Teatro Conselheiro Lafaiete, além de prêmios para melhor maquiagem, cenário, trilha sonora e figurino para o espetáculo.
Classificação: livre
Onde? Largo da Lapa, centro
Quando? sexta, dia 4, e sábado, dia 5, às 21h

Sangre
Sinopse: Em um vilarejo, o sangue perpassa as várias histórias entrelaçadas de seus moradores. Diego foi tocado por um novo santo, e desde então possui uma estranha missão. Nem o túmulo foi o suficiente para conter o segredo de Carmen e Ana é capaz de tudo por seu amor a Vicente. Essas são apenas algumas das histórias que se entrelaçam. Com personagens que beiram ao ataque de nervos, a dramaturgia inédita dessa encenação tem como uma das fontes de inspiração a pesquisa acerca da narrativa cinematográfica do consagrado cineasta Pedro Almodóvar.
Classificação: 16 anos
Onde? Teatro Armando Costa -Rua 20 de Abril, 14 – Centro
Quando? sábado, às 21h, e domingo, às 20h – até 27 de setembro.

 

Divulgação Candomblé é tema da peça "Exu, a Boca do Universo"
Divulgação
Candomblé é tema da peça “Exu, a Boca do Universo”


Exu, a Boca do Universo

Sinopse: O espetáculo narra as várias facetas do Orixá Exu: a ancestralidade de Yangui, a irreverência de Enugbarijó, a sexualidade de Legbá e o virtuosismo de Bará. O espetáculo apresenta momentos em que Exu se mostra diferente daquilo que tanto se pregou na cultura ocidental sobre o orixá que rege a comunicação e a liberdade no candomblé.
Classificação: 18 anos
Onde? Espaço Cultural Escola Sesc – Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá
Quando? sábado, dia 5 de setembro, às 18h

 

Ritmos
Sinopse: Espetáculo aborda, através de técnicas circenses, diversos ritmos e sons brasileiros. Entre os equipamentos utilizados estão o monociclo, malabares, trapézio, tecido, acrobacias de solo, entre outros. A apresentação, que acontece de forma quadrimestral, é realizada pelos alunos do Circo Social.
Classificação: livre
Onde? Circo Crescer e Viver – Rua Carmo Neto, nº 143 (ao lado da estação do Metrô da Praça Onze) – Cidade Nova
Quando? quinta, dia 10 de setembro, às 15h

 

Foto: Amanda Campana Comédia dramática "Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos" em cartaz no Castelinho
Foto: Amanda Campana
Comédia dramática “Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos” em cartaz no Castelinho

Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos
Sinopse: A comédia dramática encenada pela Cia Teatral Milongas, inédita no Rio de Janeiro, escrita pelo inglês Tom Stoppard, mostra o ponto de vista desses dois personagens coadjuvantes da tragédia ‘Hamlet’, de William Shakespeare. A partir dessa releitura, a Cia realiza um jogo de cena em que os atores interpretam diversos personagens e convidam o público para vivenciar experiências em busca de respostas sobre a vida, a arte e a morte.
Classificação: 16 anos
Onde? Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo – Praia do Flamengo, 158 – Flamengo
Quando? quinta a domingo, às 20h (exceto nos dias 6 e 10/9 e 4 e 8/10) – de 03 de setembro a 18 de outubro.

Panidrom

Premiada peça itinerante "Panidrom" na Praça XV
Premiada peça itinerante “Panidrom” na Praça XV

Sinopse: Ganhadora do 2º prêmio Yan Michalsky, peça itinerante conta com 10 atores, 5 músicos, 1 carro e 1 bicicleta. Panidrom é uma fábula que traz à cena a trajetória de nove personagens retirados de seus locais de origem por conta da construção de uma barragem e que são conduzidos por El Gran Perez Perez para uma terra nova. Um homem com barbatana de peixe, uma grávida que a barriga não para de crescer, duas gêmeas siamesas separadas e uma dona de casa com seu carrinho de feira são algumas das personagens que, acompanhadas por uma banda cigana, formam o universo político-fabular da peça.
Classificação: 16 anos
Onde? Praça XV
Quando? quinta e sexta, dias 10 e 11, às 20h

 

 

Divulgação A "Visita da velha senhora" foi escrita em 1956
Divulgação
A “Visita da velha senhora” foi escrita em 1956

Adorável Garoto
Sinopse: Vivendo sozinho desde os tempos da faculdade, Isaac (Michel Blois), já adulto, volta à casa dos pais, Harry (Leonardo Franco) e Nan (Isabel Cavalcanti), em busca de abrigo. O rapaz encontra um lar esfacelado pela incomunicabilidade entre seus pais, e tudo se agrava quando ele expõe os motivos de sua volta, que desnorteiam os pais já em crise. O drama do filho, por vias inesperadas, acaba unindo Harry e Nan em torno de um objetivo comum: salvar e proteger o próprio filho, apesar dele ter quebrado um código moral absolutamente inquestionável.
Classificação: 16 anos
Onde? Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo
Quando? sábado, às 20h, e domingo, às 19h – de 12 a 20 de setembro

A Visita da Velha Senhora
Sinopse: O tempo não passou para Claire Zahanassian. Desde que saiu de Güllen, uma pequena cidade da Europa Central, humilhada pela gravidez não reconhecida de um filho de Alfred Schill, a vingança alimentou cada um de seus dias. Quarenta e cinco anos depois, ela retorna à cidade disposta a fazer justiça à sua maneira.
Classificação: livre
Onde? Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Rua Dom Manuel, 29 – Centro
Quando? Quintas, sextas e sábados, às 19h – até 31 de outubro

– Jovem – 

Into The Woods
Sinopse: Musical universitário que conta com mais de 30 atores narra a história de um padeiro e sua esposa, que para quebrar o feitiço de uma bruxa devem encontrar a vaca cor de leite, a capa cor de sangue, o cabelo amarelo como milho e o sapatinho puro como ouro. Abordando as mensagens de contos de fadas dos irmãos Grimm, como Cinderela, Chaupezinho Vermelho, Rapunzel e João pé de feijão, o espetáculo busca quebrar paradigmas e clichês, como “mocinhos e mocinhas”, “bom e mau” de forma bem humorada, em uma comedia infanto-juvenil destinada ao público jovem e adulto.
Classificação: 12 anos
Onde? Teatro Odylo Costa Filho – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Estação Metrô e Trem Supervia Maracanã
Quando? quinta, sexta e sábado, às 19h – de 3 a 12 de setembro

 – Infantil –

 

Divulgação "O Barbeiro de Ervilha" tem apresentações durante todo o mês
Divulgação
“O Barbeiro de Ervilha” tem apresentações durante todo o mês

O Barbeiro de Ervilha
Sinopse: Vencedora na categoria Melhor Música do Prêmio Zilka Salaberry, e indicada em outras quatro, o espetáculo é uma comédia musical inspirada na adaptação da ópera Il Barbiere di Siviglia, de Gioacchino Rossini. As aventuras de Fígaro, o protagonista, desenrolam-se, desta vez, em um novo cenário: o Sertão do Nordeste, onde as personagens ressurgem com as feições dos tipos populares da cultura nordestina, com sua esperteza provinciana, seu amor pelas rimas improvisadas em repentes e sua vibrante musicalidade de fontes ibéricas.
Classificação: livre
Onde e quando? Dia 6, às 16h, no Arena Dicró Penha (Rua Flora Lobo – Parque Ary Barroso), dias 9 e 10, às 15h e 11h respectivamente, na Arena Jovelina (Praça Ênio, Pavuna), dia 11, às 15h, na Arena Fernando Torres (Rua Soares Caldeira, 115, Madureira), dia 17, às 14h, na Cidade das Artes (Av. das Américas, 5.300, Barra da Tijuca), dias 22 e 23, às 15h, na Escola Sesc (Av. Ayrton Senna, 5.677, Barra da Tijuca), e dia 24, às 15h, na Arena Chacrinha (Rua Soldado Elizeu Hipólito, 138, Guaratiba).

Teatro de Bonecos com o espetáculo Cinderela
Sinopse: O popular conto dos Irmãos Grimm ganha uma adaptação para o teatro de bonecos. Nesta versão, o destaque fica por conta das atrapalhadas e engraçadas irmãs de Cinderela que arranca muitos risos do público.
Classificação: livre
Onde? Teatro Duse-Funarte Casa Paschoal Carlos Magno – Rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Teresa
Quando? Sábado dia 5 e domingo 6, às 11h

Serviço

O QUE: 11 espetáculos gratuitos para ver em setembro

QUANTO: Catraca Livre

ONDE:

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro 
http://www.tjrj.jus.br
Rua Dom Manuel, 29
Centro – Centro
Rio de Janeiro
(21) 3133-3366 / 3368

Ver no mapa

  • de 1a 26/09
    • Quintas, Sextase Sábados às 19:00

ONDE:

Teatro Armando Costa 
Rua Vinte de Abril, 14
Centro
Rio de Janeiro

Ver no mapa

  • de 1a 27/09
    • Sábadose Domingos às 20:00

ONDE:

Teatro Odylo Costa, filho 
http://www.decult.uerj.br/decult_divisao_teatros_teatro_odylo_costa_filho.htm
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã – Norte
Rio de Janeiro
(21) 2334-0728

Ver no mapa

  • de 3a 12/09
    • Quintas, Sextase Sábados às 19:00

 

 

 

Extraído do site Catraca Livre
https://catracalivre.com.br/rio/agenda/barato/11-espetaculos-gratuitos-para-ver-em-setembro/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *