Breaking News

Abian, quem é e como atuam no Candomblé

Abian significa “aquele que inicia uma nova jornada ou um novo caminho”.

Este momento é de grande importância, pois é nesse período que o iniciado começa a ter contato com os assuntos relacionados à religião e a observar, através dos mais antigos, o comportamento e as tarefas desempenhadas dentro do Axé.

É permitido ajudar em quase todos os serviços da casa, sempre orientados por um mais antigo que diga o que pode ou não fazer. Essa fase é muito importante para se aprender, por exemplo, as comidas a serem feitas para os Orixás, como um Amalá para Xangô, um Axoxô para Oxossi, Deburu para Obaluaê, um Omolocum para Oxum e outras comidas.

A melhor maneira de aprender é observar e saber ouvir. Quando um mais velho se coloca a falar e contar fatos, situações e relatos relacionados ao Axé, preste atenção, escute e grave para seu aperfeiçoamento. Demonstrar respeito por esse momento, trás para si o respeito do mais velho.

A disciplina, respeitando as orientações do seu zelador, observando o comportamento dos mais velhos, ser verdadeiro com seus sentimentos para com o Orixá, estar despojado de vaidades e entender que o mais importante não é fazer o santo e sim entender a importância da sua iniciação no Axé.

Ser um Abian não se limita a somente manter e limpar o barracão. Explorar a pessoa como se fosse uma mão-de-obra escrava, não é a maneira correta de proceder. Não dar o devido conhecimento, sobrecarregar com tarefas árduas, acaba por desestimular esse iniciado, que por muitas das vezes acaba por abandonar a religião.

O bom Abian é a força do Axé. Esse Axé somente existe com a presença desses iniciados, que serão futuros Ogans, Ekedis e Zeladores.

O que seria da minha casa sem os meus Abians.

 

Odobitorogiman – 27/11/2013 – 14:21

About The Author

Sou Odobitorogiman, Nação de Angola, Raiz de Berú, filha de Tata Tambalajô, neta de Tata Untalangê, bisneta de Tata Rufino de Berú, tataraneta de Tata Miguel Arcanjo.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *