Breaking News

ÀDÚRÀ TI ÒBÀ

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

10390965_322648534574170_4043931395478700641_n

Òbà mo pe o o
Òbà eu te chamo
Òbà mo pe o o
Òbà eu te chamo
Sare wa je mi o
Venha logo me atender
Òbà ojowu aya Sàngó sare
Òbà, mulher ciumenta esposa de Sàngó, venha correndo
Wa gbo àdúrà wa o
Ouvir a nossa súplica
Enì n wa owó, ki o fún ni owó
A quem quer dinheiro, dá dinheiro
Enì n wa omo, ki o fún ni omo
A quem quer filhos, dá filhos
Enì n wa àláfíà, ki o fún ni àláfíà
A quem quer saúde, dá saúde
Sare wa je mi o.
Venha logo me atender.

About The Author

Iniciou-se no candomblé aos 13 anos de idade no dia 25 de novembro de 2005. Morador de Saquarema-RJ. É babalorixá do candomblé nação Efon, Filho de Denison D`Osun, Neto de Francisco D`Iemanjá e Bisneto do saudoso Waldomiro Bahiano D`Sango. Além de ser o Webdesigner responsável pelo site do Jornal Awúre. Telefones para contato: (22) 99798-8469 / (22) 99231-0309

Related posts

2 Comments

  1. romario

    Pesquiso sobre a Yabá Obá e estou tendo muita dificuldade em encontrar referências sobre essa divindade. Qual a origem de seu culto, Oyó ou Nupê ? Existe culto a Obá ainda em África ? Existe culto a Obá na nação nagô ?

    Reply
    1. Viny D`Logun-Edé

      Olá Romario,

      Primeiramente gostaria de agradecer seu comentário e informar que esse retorno do público é muito importante para nós.

      Quanto as suas questões em relação ao orixá Obá posso lhe informar que é um orixá Nagô (Quando nos referimos a Nagôs, designamos os povos iorubanos que no Brasil se dividiu em várias nações como Ketu, Efan, Mina-Nagô, entre outras…) O culto de Obá tem origem em Oyó – Nigéria, onde consequentemente nasce o Rio Obá que passa pelos estados de Oyó e Osun e desagua no Rio Osun. Obá tem sua origem como matriarca da antiga sociedade Elekô, culto de ancestralidade feminina individualizada, considerada como justiceira composta por amazonas que além de cultuar espíritos ancestrais puniam os homens que eram injustos com as mulheres e de forma geral defendiam a soberania feminina. Muito se perdeu da sociedade Elekô devido a opressão dos homens diante do culto a mulher. No Brasil, a sociedade de Elekô, por estar muito restrita passou a cultuar Egungun. Obá ainda é cultuada nas casas de candomblé, mas existem poucas iniciadas para este orixá. Seus rituais de iniciação exigem muitos cuidados, fundamentos e preceitos, para que não desperte a ira desta temida guerreira. Também existe uma forte ligação entre Obá e Odé, pois segundo alguns itans ele foi o único homem que conseguiu adentrar a sociedade de Elekô. Espero que tenha auxiliado em suas dúvidas e fique a vontade para discutirmos novas questões.

      Babalorisá Viny D`Logun-Edé

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *