Breaking News

Afro Ketu ganha espaço próprio para desenvolver suas atividades em Guarujá

A prefeita Maria Antonieta de Brito assinou termo de permissão de uso de espaço público à Associação; iniciativa vai mudar a vida de mais de 300 jovens

Assessoria de Comunicação

“Sair da rua e ter um lugar pra realizar um sonho seu, não tem preço. E eu não tenho pressa. O que eu tenho é vontade e muita garra”. A frase é do presidente da Associação Cultural Afro Ketu, Rafael Rodrigues, que juntamente com cerca de 300 jovens terão um novo espaço para desenvolver suas atividades. Trata-se de um grande presente a todos que fazem parte da história da Associação, que completou 15 anos no último dia 4.

Em cerimônia realizada na última semana, a prefeita Maria Antonieta de Brito e Rafael Rodrigues assinaram um termo de permissão de uso de próprio público pelos próximos 10 anos, sendo o ato oficializado por meio do decreto municipal 11.469. A Associação é a primeira entidade do Município a ocupar um espaço público em um prédio comercial. O novo espaço funcionará em sala do Centro Comercial de Morrinhos, na Rua Antenor Pimentel, s/n – Morrinhos.

A Associação Afro Ketu é uma entidade que trabalha com atividades culturais como dança afro, percussão, capoeira, teatro, ballet afro, aulas de cidadania, já tendo realizado diversas viagens pelo País. “Reeducamos através da cultura”, acrescenta o presidente. Ele agradeceu à prefeita pela conquista. “Pode ter certeza de que a senhora (prefeita) realizou o sonho de muitas pessoas”, disse emocionado.

De acordo com Antonieta, a realização é fruto de um trabalho coletivo, que começou ainda em 2009 como política pública. “Fico feliz pois este é um documento histórico, pois sabemos da luta do Afro Ketu e do Rafael. Antes, os participantes ensaiavam ao relento. Quero dizer que faremos uma parceria com a Associação de Moradores de Morrinhos, para que possamos revitalizar o espaço. E assim a gente vai vendo o sonho se concretizar levando esperança, novas perspectivas e trazendo cultura”, declarou.

Também participaram da solenidade, os secretários municipais: Eliane Ribeiro (Coordenação Governamental); Cândido Garcia Alonso (Relações Institucionais); Anderson Bernardes (adjunto de Defesa e Convivência Social); Patrícia Lima (adjunta de Cultura); e o coordenador de Políticas Públicas da Igualdade Racial, Rubens Paulo; e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Gustavo Guilherme de Souza.

guarujaA responsabilidade desta matéria é da prefeitura de Guarujá.

 

Extraído do portal de notícias do Jornal Diário do Litoral / Santos – SP
http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/58217-afro-ketu-ganha-espaco-proprio-para-desenvolver-suas-atividades-em-guaruja

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *