Breaking News

Al-Farabi promove encontro sobre a cozinha sacra afro-brasileira com degustação

Jornal do Brasil | 28/03 às 17h30 – Atualizada em 28/03 às 17h36

 

Mistura charmosa de bar, sebo e restaurante, o Al-Farabi, que fica no centro histórico da cidade, também é reduto de cultura. No próximo dia 02 de abril, a casa receberá Luiz Antonio Simas, Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, para uma aula. O tema do encontro, que terá duas horas de duração, será: “Sabores Sagrados – a cozinha sacra afro-brasileira”. No clima da aula, a casa promoverá a degustação do Omolocum, iguaria típica das religiões afro-brasileiras, preparada com feijão fradinho cozido, refogado com cebola, pó de camarão defumado e azeite de dendê. Seguindo as tradições, o Omolocum será servido com camarões inteiros e ovos cozidos.  Mais informações sobre inscrições, que custarão R$ 60, na página do evento no Facebook. (Aula com Luiz Antonio Simas – Sabores Sagrados: a cozinha sacra afro-brasileira).

O Omolocum será servido com camarões inteiros e ovos cozidos
O Omolocum será servido com camarões inteiros e ovos cozidos

Sobre Luiz Antonio Simas: Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de livros, como “O vidente míope”, sobre o desenhista J. Carlos e o Rio de Janeiro da década de 1920. Foi consultor de acervo da área de Música de Carnaval do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Foi jurado, em 2013, do Estandarte de Ouro, maior premiação do Carnaval . É colunista do jornal O Dia, onde assina coluna semanal sobre a cultura das ruas cariocas. Desenvolve atualmente o projeto Ágoras Cariocas, ligando educação, música popular e história dos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, em parceria com o coletivo Norte Comum. Recebeu em 2014, por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro, o conjunto de medalhas da comenda Pedro Ernesto, conferido pela Câmara Municipal. Publicou recentemente, em parceria com Nei Lopes, o Dicionário da História Social do Samba.

Serviço:

Aula com Luiz Antonio Simas – Sabores Sagrados: a cozinha sacra afro-brasileira

Dia 2 de abril, das 11h às 13h

O Al-Farabi fica na Rua do Rosário, 30, Centro (Tel: 2233-0879)

Preço: R$ 60

 

Extraído da Coluna Rio da versão digital do Jornal do Brasil / Rio de Janeiro – RJ
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/03/28/al-farabi-promove-encontro-sobre-a-cozinha-sacra-afro-brasileira-com-degustacao/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *