Al-Farabi promove encontro sobre a cozinha sacra afro-brasileira com degustação

O Omolocum será servido com camarões inteiros e ovos cozidos

Jornal do Brasil | 28/03 às 17h30 – Atualizada em 28/03 às 17h36

 

Mistura charmosa de bar, sebo e restaurante, o Al-Farabi, que fica no centro histórico da cidade, também é reduto de cultura. No próximo dia 02 de abril, a casa receberá Luiz Antonio Simas, Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, para uma aula. O tema do encontro, que terá duas horas de duração, será: “Sabores Sagrados – a cozinha sacra afro-brasileira”. No clima da aula, a casa promoverá a degustação do Omolocum, iguaria típica das religiões afro-brasileiras, preparada com feijão fradinho cozido, refogado com cebola, pó de camarão defumado e azeite de dendê. Seguindo as tradições, o Omolocum será servido com camarões inteiros e ovos cozidos.  Mais informações sobre inscrições, que custarão R$ 60, na página do evento no Facebook. (Aula com Luiz Antonio Simas – Sabores Sagrados: a cozinha sacra afro-brasileira).

O Omolocum será servido com camarões inteiros e ovos cozidos
O Omolocum será servido com camarões inteiros e ovos cozidos

Sobre Luiz Antonio Simas: Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de livros, como “O vidente míope”, sobre o desenhista J. Carlos e o Rio de Janeiro da década de 1920. Foi consultor de acervo da área de Música de Carnaval do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Foi jurado, em 2013, do Estandarte de Ouro, maior premiação do Carnaval . É colunista do jornal O Dia, onde assina coluna semanal sobre a cultura das ruas cariocas. Desenvolve atualmente o projeto Ágoras Cariocas, ligando educação, música popular e história dos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, em parceria com o coletivo Norte Comum. Recebeu em 2014, por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro, o conjunto de medalhas da comenda Pedro Ernesto, conferido pela Câmara Municipal. Publicou recentemente, em parceria com Nei Lopes, o Dicionário da História Social do Samba.

Serviço:

Aula com Luiz Antonio Simas – Sabores Sagrados: a cozinha sacra afro-brasileira

Dia 2 de abril, das 11h às 13h

O Al-Farabi fica na Rua do Rosário, 30, Centro (Tel: 2233-0879)

Preço: R$ 60

 

Extraído da Coluna Rio da versão digital do Jornal do Brasil / Rio de Janeiro – RJ
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2016/03/28/al-farabi-promove-encontro-sobre-a-cozinha-sacra-afro-brasileira-com-degustacao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *