Breaking News

Alvorada dos Ojás faz tributo pela liberdade religiosa

Da Redação | Qui, 19/11/2015 às 10:36

 

 

 

Fafá M. Araújo | Divulgação Na noite desta quinta, será feita a tradicional amarração dos ojás nas árvores
Fafá M. Araújo | Divulgação
Na noite desta quinta, será feita a tradicional amarração dos ojás nas árvores

Começa nesta quinta-feira, 19, a 11ª edição da Alvorada dos Ojás, evento organizado pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN) em comemoração ao Novembro Negro.

A programação foi iniciada pelo seminário “Liberdade Religiosa e o Sistema de Justiça”, realizado no Hotel Sheraton da Bahia, com a participação de membros do movimento negro e representantes da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça da Bahia.

Durante a noite, líderes religiosos e filhos de santo começam a já tradicional amarração dos ojás (tecidos sagrados do candomblé) em árvores do Dique do Tororó, Campo Grande, Corredor da Vitória e bambuzal do Aeroporto. O objetivo é pedir paz e defender o direito dos adeptos dos cultos afro-brasileiros a realizarem seus rituais e preceitos livremente.

 

Extraído do site do Jornal A Tarde / Salvador – BA
http://atarde.uol.com.br/consciencianegra/noticias/1727749-alvorada-dos-ojas-faz-tributo-pela-liberdade-religiosa

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *