Breaking News

André de Odé inicia dois filhos de santo

DSCF2245
Babalorixá André de Oxosse
Foto: Sérgio D´Giyan

O Babalorixá André de Odé apresentou seus mais novos iniciados no  KWÊ ODÉ DAN HUNTOJI (A CASA DO CAÇADOR, SENHOR DA SERPENTE QUE GERA OS VODUNS). Os neófitos eram Marcio de Ayrá e Luciana de Logun-edé. Pai André é filho de Luis d´Ogun e vem a ser neto de Ana de Bessem do Asé Boa Viagem, da nação Djeje Mahi;

Após as saídas rituais que cada iyawó atravessa, havia chegado a grande hora, o momento de pedir o orunkó aos orixás dos novos iyawós. Para isso, André convidou a Etemi Eunice de Osun para ser madrinha de orunkó do dofono de Ayrá. Para padrinho de orunkó da dofonitinha de Logun-edé, André convidou o etemi Sandro de Osogiyan.

A última saída foi a do rum dos dois orixás que estavam ricamente paramentados.

DSCF2287
Dofono Marcio de Ayrá
Foto: Sérgio D´Giyan
DSCF2278
Dofonitinha Luciana de Logun-Edé
Foto: Sérgio D´Giyan

Prestigiaram esse momento: Etemi Guida D’Oxun, Doné Regina D’Oxun, Doté Marco Aurélio D’Ogun, Egmobi José Carlos D’Oxossi (Odegenesi), Egbomi Marcelo de Odé, Etemi Hugo D’Oyá, Egbomi Fabiano de Lufan, Priscila de Osun, Sérgio D´Giyan, entre tanto outros amigos de axé.

A casa foi fundada no ano de 2004, iniciando os trabalhos somente com a Umbanda, Em 2009, com a chegada da minha obrigação de 7 anos e entrega de cuia, o axé foi plantado dentro dos ritos da minha nação, Jeje Mahi e a partir daí ogans, ekedjis já foram confirmados e vodunsis iniciados.

DSCF2303
Foto: Sérgio D´Giyan

Atendemos mensalmente a população do entorno com o desenvolvimento do projeto Caridade Sem Fronteiras, onde palestramos assuntos diversos e distribuímos cestas básicas para as famílias cadastradas

O endereço da casa de André de Oxosse é na Avenida Três, Lote 13, Quadra 57, no bairro Santo Antonio, em Magé, próximo a estrada Rio x Manilha. O telefone de contato é 2268-0177. Pai André joga búzios no barracão e em sua casa no Grajaú, Rio de Janeiro.

DSCF2269
Foto: Sérgio D´Giyan
DSCF2275
Foto: Sérgio D´Giyan

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *