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ANMA participa de seminário no IPHAN e debate a adoção do ioruba como referência cultural no País

Texto: Sérgio d´Giyan

 

A Associação Nacional de Mídia Afro participou na última segunda-feira do Seminário: “Ioruba: Idioma Africano, Identidade Brasileira”, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN. O evento serviu para se discutir a adoção do idioma iorubá no INDL – Inventário Nacional de Diversidade Linguística, o primeiro idioma africano a obter essa chancela como referência cultural do País.

O seminário vem atender a solicitação da ANMA no processo de adoção do idioma iorubá ao INDL, e constitui uma das etapas para patrimonialização do idioma pelo Instituto.

Diretores da ANMA, Sérgio Carvalho e Márcio Righetti

O Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), foi criado em 2010, como instrumento oficial de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas faladas pelos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, e já catalogou diversos idiomas, principalmente, de origem indígena. O ioruba se torna então o primeiro idioma de matriz africana a ser catalogado pelo IPHAN.

O professor, escritor, babalorixá e presidente da ANMA, Marcio Righetti ministrou a palestra que apresentou a importância do idioma na liturgia das religiões de matriz africana, seu uso nas cantigas e nas referências aos instrumentos rituais e sua conexão com o sagrado.

O diretor de Cultura e de Comunicação, Sérgio Carvalho, proferiu palestra sobre as atividades realizadas pela ANMA desde sua criação.

Pelo IPHAN, a superintendente regional Mônica Costa abriu o seminário discursando sobre a necessidade da realização do seminário no processo da adoção do idioma no INDL. Segundo Mônica, essa é a primeira iniciativa em todo o Brasil no que diz respeito a um idioma africano. Segundo orientações dos próprios técnicos da instituição, como é uma ação pioneira, a recomendação foi tratar a língua dos “nagôs” como paradigma, para que a ANMA possa, em seguida, incluir também outros idiomas.

Presente ao evento, representante do ministério da cultura, da Diretoria de Patrimônio Imaterial do IPHAN, em Brasília, e técnicos do INDL registraram a importância da preservação de bens que contribuíram para a preservação da cultura afro-brasileira.

O vice-presidente da ANMA, Pai Renato de Obaluaiyé, deu início ao seminário fazendo uma homenagem póstuma a Mãe Beata de Iyemanjá. Com todos os presentes em pé, foi feito um minuto de silêncio à sua trajetória e sua importância relevante para a religião de matriz africana.

Pai Renato de Obaluaiyé, vice presidente da ANMA presta homenagem a Mãe Beata de Iyemanjá

O evento finalizou com um debate entre os palestrantes e o público que lotou o auditório do IPHAN.

Ao final do evento, a diretoria da ANMA foi abordada por uma participante que nos informou a respeito da repercussão da notícia do falecimento de Mãe Beata ter causado reações negativas no âmbito das redes sociais. A Associação de Mídia Afro deve se reunir em breve para avaliar e discutir quais ações serão deliberadas para coibir mais esse caso de intolerância religiosa.

Estudiosos e interessados no assunto estiveram presentes ao seminário.

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

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