Breaking News

Artistas africanos celebram cultura afro-brasileira

O evento reúne artista de Angola, Africa do Sul e Benim

Redação em 14 de abril de 2016 às 13:49

O parentesco cultural entre o Brasil e diversos países do continente africano é celebrado no ‘Encontros com Africa’ até o próximo dia 17, em Niterói. O evento reúne artista de Angola, Africa do Sul e Benim. A atividades do projeto, que conecta os continentes, têm entrada Catraca Livre e acontecem no Teatro Municipal de Niterói.

reprodução Emicida e Ndaka são atrações do evento
reprodução
Emicida e Ndaka são atrações do evento

Entre os dias 13 e 17, as atividades são dedicadas a Angola.  A Fundação Sindika Dokolo realiza em Niterói parte da III Trienal de Luanda, que tem como tema: “Da utopia à realidade: da escravidão ao apartheid”. No dia 14, o grupo teatral Elinga apresenta a peça “Laços de Sangue”, do autor sul-africano Athol Fugard.

No dia seguinte, dia 15,  o cantor e compositor Ndaka Yo Wiñi, jovem talento que mistura ritmos tradicionais e novas sonoridades, sobe ao palco. A cantora Anabela Aya faz uma participação especial neste show. No sábado, dia 16, a música fica a cargo do cantor Gabriel Tchiema, um dos mais populares músicos angolanos, se apresenta.

O encerramento do festival acontece com show gratuito de Emicida. O rapper apresenta “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”, trabalho com influências africanas.

Confira a programação:

  • 14 de abril

quinta

19h – Peça “Laços de Sangue”, Cia. Elinga

 

  • 15 de abril

sexta 

19h – Show do cantor e compositor Ndaka Yo Wiñi, com participação da cantora Anabela Aya

 

  • 16 de abril

sábado

20h – Show do cantor Gabriel Tchiema, com participação da cantora Anabela Aya

 

  • 17 de abril

domingo

17h – Obrigado – grupo sul-africano dos DJs Kenzhero e Tha_Muzik, mescla música latino-americana com hip-hop, jazz e funk. Faz a abertura do show de Emicida na área externa do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

 

Como usar melhor a Agenda Cultural do Catraca Livre: confira e escolha os eventos que você mais gosta para curtir a cidade todos os dias!

 

Serviço

O queEncontros com Africa

Quanto: Catraca Livre

Onde: Teatro Municipal de Niterói 
http://www.tmnit.com.br/v2/
Rua Quinze de Novembro, 35
Centro – Centro
Niterói
(21) 2620-1624

Ver no mapa

  • diariamente de 14 (Qui) a 16/04 (Sáb)
  • às 19:00
  • Dom 17/04
  • às 17:00

 

 

Extraído do site Catraca Livre
https://catracalivre.com.br/rio/agenda/gratis/artistas-africanos-celebram-cultura-afro-brasileira/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *