Breaking News

Árvore cai em cima de casa e atinge cabeça de idosa de 102 anos na Bahia

Maria José de Albuquerque sofreu ferimentos leves e se recupera do susto.
Parte da residência da aposentada baiana ficou destruída após queda.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia | 14/04/2015 09h58 – Atualizado em 14/04/2015 11h00

 

idosa

Uma árvore caiu em cima da casa de uma idosa de 102 anos no bairro da Mata Escura, em Salvador. Maria José estava almoçando quando foi surpreendida com a queda da árvore, que destruiu parte da casa dela. O caso ocorreu no último sábado (11) e a idosa se recupera do susto que levou. Maria José Albuquerque sofreu ferimentos leves.

A idosa, que gosta de ser independente, morava sozinha em uma casa que fica dentro de um terreiro de candomblé. “Eu fiquei toda banhada de sangue”, relatou a aposentada Maria José. A árvore precisou ser cortada em vários pedaços, que ainda não foram retirados. O telhado e parte da casa ficaram destruídos.

A árvore chegou a levar a fiação elétrica e vizinhos tiveram que ajudar a tirar a idosa, que ficou presa dentro de casa. “Alguns vizinhos vieram, pularam por cima, conseguiram tirar os galhos e carregaram ela toda suja de sangue”, contou o técnico de Segurança do Trabalho, Rangel dos Reis.

A árvore caiu após o solo ficar encharcado por causa da chuva. Os moradores já desconfiavam que a árvore poderia cair e disseram que pediram ajuda cinco meses atrás. “Nós fizemos apelo primeiro à Fenacab [Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro], que é o culto afro-brasileiro, e lá eles entraram em contato para poder aparar as árvores que estão aqui, mas há mais de seis meses que não tivemos nenhuma resposta”, disse Rangel dos Reis.

A preocupação agora é com as outras árvores do terreno. Elas são centenárias e muitas estão com as raizes descobertas, além disso os galhos são muito grandes e pesados e também podem cair. “Tem árvores aqui, que se caírem vão atingir toda vizinhança. Está metendo medo”, conclui o técnico de segurança.

A poda de árvore em área pública é uma responsabilidade da prefeitura. Se há alguma árvore na porta de casa ou no quintal que representa alguma ameaça, o morador precisa fazer uma solicitação à prefeitura que vai autorizar que o próprio cidadão faça essa retirada. O serviço então é feito pelo dono da casa. Em caso de emergência de ameaça de queda de árvore, o telefone é 199. Se não for emergência, o número para atendimento da prefeitura é o 156.

 

Extraído do portal de notícias G1 / Salvador – BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/04/idosa-de-102-anos-tem-casa-atingida-por-arvore-fiquei-banhada-de-sangue.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *