Breaking News

Atividades culturais marcam o mês da Consciência Negra

 

Redação JL | 02/11/2014 | 00:00

 

Inscrições para o FestiAFRO estão abertas

A abertura das festividades do mês da Consciência Negra será amanhã, às 11h, na Escola Estadual Brasil, com a execução do Hino da África do Sul pelas integrantes do projeto Canto de Mulher. Depois, haverá um debate sobre a lei 10.639/03, que prevê o ensino da história e da cultura afro-brasileira na educação e sobre outras questões relacionadas ao combate à discriminação racial e social.

A solenidade terá a apresentação de um vídeo produzido com as crianças da EMEIEF “Maria Apparecida de Luca Moore” e da Roda de Capoeira Muzenza, de Limeira.
No Domingo Cultural – Edição Cultura Afro, marcado para o dia 9, das 9h às 12h, na Praça Toledo Barros, será realizado um sarau afro-literário, com a apresentação do Coral Afro Thulany (infantil e adulto).
Nos dias 17, 18 e 19, as escolas municipais receberão o projeto “Arte com Arte”. Integrantes das bandas Arthur Giambelli e Henrique Marques farão audições didáticas aos alunos para mostrar as características e curiosidades dos instrumentos musicais.
“A proposta das atividades do mês da Consciência Negra é ampliar o conhecimento desta cultura tão familiar para os negros e não negros brasileiros, possibilitando um crescimento nas ações culturais e contribuir para o pertencimento da população deste patrimônio imaterial, que é a cultura afro-brasileira”, destacou a gerente de projetos culturais da Secretaria de Cultura, Cleusa Santos.

IX FESTIAFRO
O FestiAFRO será realizado no dia 20 de novembro, às 19h, no Teatro Vitória, com apresentação de música, coral, dança, artes cênicas e literatura voltados à temática afro-brasileira.
Os grupos serão escolhidos por um processo seletivo. As inscrições estão abertas até 11 de novembro e podem ser feitas por e-mail (inscricoes.cultura@gmail.com) ou entregues na sede da Secretaria de Cultura, na Avenida Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, 1.525, no Jardim Aquarius.

 

Extraído do site do Jornal de Limeira / SP

http://www.jlmais.com/detalhes/14667/atividades-culturais-marcam-o-mes-da-consciencia-negra

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *