Breaking News

Ator Danny Glover visita terreiro de candomblé em Planaltina

Casado com brasileira professora da UnB, ator de “Máquina Mortífera” e “Predador 2” conheceu um pouco da cultura negra e experimentou comida baiana

Bruna_Sabarense-minBRUNA SABARENSE

 

21/06/2016 13:04 , ATUALIZADO EM 21/06/2016 14:50

 

 

Conhecido por seus papéis em “Máquina Mortífera”,  “Predador 2”, “Jogos Mortais” e tantos outros, o ator americano Danny Glover, 69 anos, passou pela capital federal nessa segunda-feira (20/6). Durante o dia, ele visitou a presidente afastada Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada para mostrar apoio à petista  — Glover também já se manifestou favorável às políticas do ex-presidente Lula.

13516563_1143110519075871_5697514702108607315_n

Em seguida, ele esteve no terreiro de candomblé Ilê Odé Axé Opô Inlé (que significa “A Casa do Caçador”), que funciona desde 1993 em Planaltina. Casado com a brasileira Eliane Cavalleiro, ex-professora da Universidade de Brasília (UnB), que é filha de santo do terreiro, Danny foi à convite da mulher conhecer a cultura, religião, gastronomia e riquezas da cultura negra.

“Ele veio à noite e conheceu o acarajé, comidas baianas, adorou. Também ficou sabendo que seu orixá é Oxóssi, da prosperidade e da fartura. Então, entregamos um colar de miçangas confeccionando especialmente para ele e também recebeu um toque especial através dos atabaques. Fizemos a dança do orixá dele, que até então ele não conhecia, e após o jantar o grupo de pé Omóayó, composto por pessoas da comunidade, fez uma apresentação”, detalha o sacerdote guardião do terreiro, Pai Aurélio de Odé.

O norte-americano teria se emocionado com a sintonia das crianças e dos idosos durante a apresentação. De acordo com o Pai Aurélio de Odé, mesmo ainda em recuperação de uma cirurgia no joelho, Glover balançava as pernas e disse que o som era “arrepiante”.

Nesta terça-feira (21/6), a esposa do ator enviou uma nota de agradecimento em nome do marido, onde fez questão de comentar o carinho da comunidade.

“Ele é muito humano, atencioso e está envolvido na luta contra o preconceito, na luta pela diversidade”, disse  Pai Aurélio de Odé.

WhatsApp-Image-20160621-1
Chaya Dechem/ Divulgação

WhatsApp-Image-20160621-2 WhatsApp-Image-20160621-6

 

Extraído do site Metropoles / Brasília – DF
http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/celebridades/ator-danny-glover-visita-terreiro-de-candomble-em-planaltina

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *