Breaking News

Awùre é laureado no IV Kizomba

O Babalorixá Renato de Obaluaiyé realizou ontem no Helênico Clube o seu Kizomba, evento em homenagem à semana da Consciência Negra, e que já está em sua quarta edição.

A chuva não foi sucificiente para impedir que os convidados comparecessem ao evento. O Babalorixá Renato de Obaluaiyé e a Iyalorixá Miriam de Oyá foram os anfitriões e animaram a todos com grandes atrações, onde podemos destacar Janine Damas que apresentou seu número musical, portadora de uma voz belíssima, cantou diversas canções que embalaram a todos. O destaque ficou por conta da bateria da Escola de Samba União da Ilha e do ogan Marcio Barravento que estremeceram as instalações do clube.

Uma apresentação que trata da implementação do Espaço Sagrado da Curva do S, na zona externa do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, ficou a cargo da Profª Lara Moutinho, Coordenadora Geral do Programa Ambiente em Ação, da Secretaria do Meio Ambiente, e de sua equipe. A iniciativa conta ainda com a participação de um conselho de guardiões do Sagrado e da Natureza e conselheiros da Umbanda, e sua criação irá beneficiar os adeptos da Umbanda e do Candomblé, que pretendem realizar no local seus rituais religiosos.

Diversos sacerdotes e personalidades dos cultos afro-brasileiros foram agraciados com o troféu IV Kizomba, entre eles estavam o zelador Jorge de Ogunjá e sua esposa Ignez Teixeira, que é diretora cultura da ANMA – Associação Nacional de Mídia Afro e superintendente de Promoção da Igualdade Racial de Nilópolis.

Da esq. para a dir.: Sérgio D´Giyan, do Awùre; Pai Jorge de Ogunjá e sua esposa Ignez de Iansã, Superintendente de Promoção da Igualdade Racial de Nilópolis Foto: Yango t´Obaluayé
Da esq. para a dir.: Sérgio D´Giyan, do Awùre; Pai Jorge de Ogunjá e sua esposa Ignez de Iansã, Superintendente de Promoção da Igualdade Racial de Nilópolis
Foto: Yango t´Obaluayé

A mídia afro também foi homenageada, entre os agraciados estavam Sérgio D´Giyan, do site Awùre, o Babalorixá Marcio d´Jagun, do Programa Ori, Yango Ty Obaluaiyé, da Revista AgenAfro, Wagner d´Osoosi, da Revista e Programa de rádio A Voz do Candomblé, e Ricardo Rubim, da assessoria de imprensa do CEAP.

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *