Breaking News

Baixada Fluminense sediará I Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros da Região Sudeste

Evento terá a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes

2/8/2015, 16:02 O Campus da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Nova Iguaçu receberá, entre 6 e 8 de agosto, o I Congresso Brasileiro de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sudeste (COPENE SUDESTE). Na programção, são previtos debates, uma feira e atividades culturais. A abertura do evento contará com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes.
Congresso terá programação ampla
Congresso terá programação ampla
No primeiro dia de programação, a mesa “Autoria Feminina Negra na Diáspora” terá a presença das escritoras Teresa Cárdenas (Cuba) e Conceição Evaristo (Brasil). Já a mesa sobre “Mídia, educação e racismo” contará com a presença da jornalista da TV Brasil, Luciana Barreto e com a participação especial do procurador do Ministério Público Federal, Dr. Wilson Prudente. Além destas, outras atividades como a abertura da exposição “Lélia Gonzalez – homenagem as mulheres negras latino-americanas e caribenhas” e a apresentação do “Portal Carolina de Jesus”, pelo Prof. Sergio Barcelos, acontecerão nos dias 6 e 7, respectivamente. A programação do I COPENE SUDESTE ainda terá sessões para o compartilhamento de saberes e conhecimentos produzidos por pesquisadoras(es) negras(os) no Brasil. As pesquisas selecionadas abrangem os mais variados eixos temáticos, como: Artes, Linguagens, Literaturas Afro-brasileiras; Políticas de acesso e permanência no ensino superior; Racismos, violências e juventude negra; História da África; Gêneros e sexualidades; Identidades e culturas afro-brasileiras; Mídia e promoção da igualdade racial, e outros.

Discussão sobre Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros

Com o tema “Os NEABs no cenário educacional contemporâneo: relações e interseções identitárias”, a proposta central do encontro é discutir as responsabilidades políticas e científicas que devem assumir os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Grupos correlatos nos processos de formação de pesquisadoras(es) negras(os) e de professoras(es), de produção e difusão de conhecimentos, conteúdos, métodos e tecnologias para educação das relações étnico-raciais. Esta primeira edição do COPENE SUDESTE foi inspirada no modelo nacional do congresso organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadoras(es) Negras(as)a cada dois anos. Mais informações sobre o evento no link: copenesudeste.blogspot.com.br. sbCOPENE Feira Ubuntu Redação do Site da Baixada redacao@sitedabaixada.com.br @sitedabaixada   Extraído do site SB Site da Baixada http://noticias.sitedabaixada.com.br/cidadania/2015/08/02/baixada-fluminense-sediara-i-congresso-brasileiro-de-pesquisadores-negros-da-regiao-sudeste/?utm_source=footer&utm_medium=footer&utm_campaign=footer

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *