Breaking News

Balé Folclórico encerra turnê nacional com duas apresentações no TCA

Apresentações serão nos dias 25 e 26 de abril, em Salvador.

Bailarinos reproduzem movimentos de importantes rituais do Candomblé.

Do G1 BA
07/04/2014 14h07 – Atualizado em 07/04/2014 14h16

 

bale_folclorico
Balé Folclórico da Bahia faz duas apresentações no TCA em abril
(Foto: Vinicius Lima/Divulgação)

O Balé Folclórico da Bahia encerra turnê nacional com duas apresentações do espetáculo “Herança Sagrada – A Côrte de Oxalá”, nos dias 25 e 26 de abril, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

A turnê, inédita nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, marca as comemorações dos 25 anos da premiada companhia baiana e foi aberta em Rio Branco, no próximo dia 3 de abril, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão).

Depois, o Balé seguiu para Goiânia, onde se apresentou no dia 5 de abril, no Teatro Goiânia. Em Palmas, no dia 9, no Teatro Sesc Tocantins, e em São Luís, no Teatro Arthur Azevedo, nos dias 12 e 13 de abril.

 

Em 2014, o Balé já tem agendadas também turnês na Europa e Ásia. Dentro da sua programação comemorativa, a companhia ainda lançará, em 2014, um livro bilíngue repleto de registros fotográficos e com um amplo conteúdo de pesquisa, que conta a sua história e a da dança popular na Bahia e no Brasil.

 

Espetáculo
Em “Herança Sagrada”, os bailarinos reproduzem com fidelidade sequências de movimentos de alguns dos mais importantes rituais do Candomblé, numa coreografia baseada em danças do culto afro-brasileiro. No palco, 26 bailarinos, músicos e cantores apresentam movimentos vibrantes e sonoridade arrebatadora.

A segunda parte do espetáculo reúne coreografias clássicas do repertório do Balé, que traduzem as mais importantes manifestações folclóricas baianas, em “Puxada de Rede”, “Capoeira” e “Samba de Roda”, além de “Afixirê”, coreografia inspirada na influência dos escravos africanos na cultura brasileira.

O espetáculo, que já foi aplaudido nos Estados Unidos, Europa, Caribe, África e nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, conta com direção geral de Vavá Botelho e direção artística de José Carlos Santos (Zebrinha) e tem 90 minutos de duração.

 

Serviço
Balé Folclório da Bahia – ‘Herança Sagrada – A Côrte de Oxalá’
Data: 25/04/2014 e 26/04/2014
Horário: 21h
Valor: R$ 40/R$ 20

Extraído do Portal de Notícias G1:

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/04/bale-folclorico-encerra-turne-nacional-com-duas-apresentacoes-no-tca.html

About The Author