Breaking News

Busto de mãe Gilda é alvo de vandalismo em Itapuã

Meire Oliveira | Qua, 04/05/2016 às 22:01

 

 

As modificações que você fez serão perdidas se você sair desta página.Tem certeza de que deseja sair desta página?
Monumento localizado no Abaeté foi atacado nesta quarta-feira, 4

 

O terreiro Abassá de Ogum, localizado em Itapuã, denunciou mais um ato de intolerância religiosa. O busto em homenagem a mãe Gilda – ialorixá que comandava o templo e morreu depois de vários ataques promovidos por evangélicos – foi alvo de vandalismo.

Na madrugada desta quarta-feira, 4, o monumento instalado no Abaeté foi depredado. A atual líder do terreiro, a ialorixá Jaciara de Oxum, prestou queixa na 12ª Delegacia Territorial (Itapuã), e o caso está sendo investigado.

“É lamentável. Após 16 anos da morte de minha mãe, ainda enfrentamos isso. Um busto construído como exemplo de resistência e contra a intolerância foi alvo de agressão”, contou mãe Jaciara.

O caso é acompanhado pelo Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

“O fato será levado para as entidades da rede de combate ao racismo para acionar os organismos e chegar aos culpados. Desde a implantação, em 2014, já registramos 70 casos e oito foram só neste ano”, disse o coordenador do Centro Nelson Mandela, Walmir França.

 

 

Extraído do site do Jornal A Tarde / Salvador – BA
http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1767901-busto-de-mae-gilda-e-alvo-de-vandalismo-em-itapua

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *