Breaking News

Candidato do PSOL diz que valorização dos terreiros de candomblé é prioridade

 

por Guilherme Reis

Publicada em 08/08/2014 00:43:00

http://www.psolbahia.com.br/?p=987# ASCOM PSOl-BA\ Fotos\ Jaqueline Barreto
ASCOM PSOl-BA\ Fotos\ Jaqueline Barreto

Valorizar as culturas de matriz africana será uma das prioridades de Marcos Mendes, postulante ao Palácio de Ondina pelo PSOL. Ao longo da semana, o socialista visitou terreiros de candomblé regidos pelo caboclo Sutão das Matas, que declararam apoio ao candidato.

Para Mendes, o poder público precisa criar mais políticas que atendam essas áreas. “O Estado tem a obrigação de fazer a regularização fundiária. Muitos desses locais sagrados estão sendo massacrados pela especulação imobiliária. Esse abandono reflete o racismo institucional do Brasil”, declarou.

Em entrevista à Tribuna, o candidato afirmou que lutará contra a intolerância religiosa: “Da mesma forma que respeitamos o catolicismo, o protestantismo e o espiritismo, respeitamos o candomblé, que não é reconhecida como religião. Além disso, não tem regularização fundiária e isenção de impostos. É uma luta pelos direitos”.

Na manhã de ontem, Mendes participou de um bate-papo na rádio Cajazeiras Notícias, onde abordou temas como a mobilidade na região. “Gastei quase duas horas da Boca do Rio até lá. Teve engarrafamento. Alguns motoristas que vêm da BR passam por dentro do bairro. A população sempre pediu aos governos que isso parasse de acontecer, mas nunca foi atendida. Esse será um dos nossos compromissos”, assegurou.

O socialista também garantiu que fará projetos de mobilidade, o que inclui a revitalização das linhas ferroviárias da Suburbana, beneficiando também as regiões de Valéria e Águas Claras.

A Yalorixá Mãe Cleusa, do Centro Sutão das Matas, de Pernambués, diz que o preconceito contra religiões como o candomblé precisa ser freado. Para ela, isso deve acontecer se Mendes for eleito. “Meu terreiro vai apoiar a campanha de Marcos Mendes porque acreditamos que no Governo do PSOL o Povo de Santo será mais respeitado e valorizado”, acredita.

No turno da tarde, o socialista entrou em estúdio para gravar programas eleitorais.

Já a candidata pelo PSTU, Renata Mallet, reservou o dia apenas para reuniões com a equipe de campanha, e Rogério Tadeu da Luz (PRTB) concedeu entrevistas a veículos de imprensa.

 

Imagens: site do PSOL BA / /www.psolbahia.com.br/?p=987#

 

Extraído do site Jornal Tribuna da Bahia

http://www.tribunadabahia.com.br/2014/08/08/candidato-do-psol-diz-que-valorizacao-dos-terreiros-de-candomble-prioridade