Breaking News

CCIR comemora aniversário com exposição de fotografias

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) completou cinco anos, no último dia 17 de março. E, para comemorar, o grupo vai inaugurar, na próxima segunda-feira (08), às 18h, a exposição de fotografias “CAMINHANDO A GENTE SE ENTENDE”, que trata de imagens das cinco caminhadas em Defesa da Liberdade Religiosa. O trabalho estará aberto ao público até 07 de junho, na UERJ, sempre de 08h às 19h. A entrada é franca.

                Para o interlocutor da CCIR, babalawoIvanir dos Santos, a exposição é mais uma vitória, fruto da união dos membros da Comissão.  “Todos os religiosos têm mostrado muito esforço durante esses cinco anos. São pessoas que trabalham demais pela Caminhada. Depois de lançarmos um livro homônimo, no ano passado, trazemos a todas as pessoas essa exposição. Tudo em nome da liberdade religiosa”, disse o interlocutor, que convida para a próxima marcha, em 15 de setembro.  “ A mostra ficará na UERJ até junho. Depois, irá para outro local no Centro do Rio. Nesse momento, vamos levar aos olhos do público mais jovem, que está na universidade e tem muita força para construir a importância de se formar um País laico de verdade. Mas os biombos de fotos estarão disponíveis em um espaço externo da UERJ, em frente à Capela Ecumênica. Então, é para visitação de todos, porque liberdade é do interesse de todos. Em 15 de setembro, precisamos reunir cerca de 300 mil pessoas na Praia de Copacabana, e todos já estão convidados, completou”

                Com a curadoria e concepção da historiadora, museóloga e especialista em Patrimônio Júlia Pereira, os visitantes vão conferir imagens que mostram a união entre os diversos segmentos religiosos que compõem a CCIR, a participação de artistas, cantores, e sentir o passo a passo de cada caminhada. Tudo com textos explicativos em português e inglês. “Foi um trabalho desafiador, pois o grupo é realmente diversificado. A intenção é a de mostrar a essência desse movimento, a importância dele pro mundo. Espero que todos façam uma reflexão sobre o material exposto”, declarou.

 

SERVIÇO CAMINHANDO A GENTE SE ENTENDE

INAUGURAÇÃO: 08/04/2013

HORÁRIO: 18H

PERÍODO: DE 08 DE ABRIL DE 2013 ATÉ 07 DE JUNHO DE 2013

HORÁRIO PARA VISITAÇÃO: DE 8H ÀS 19H

LOCAL: EM FRENTE À CAPELA ECUMÊNICA DA UERJ

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *