Breaking News

Celebração a Iemanjá será amanhã no busto de Tamandaré

07 de Dezembro de 2016

 

20161207063005Celebrada pela 52ª vez, a Festa de Iemanjá acontece amanhã, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, às 19h. O tradicionalismo das flores jogadas ao mar, a queima de fogos e uma programação durante todo o dia, irão marcar essa data. A comemoração tem uma representatividade significativa para todos os seguidores das religiões africanas.

A Federação dos Cultos Afro-Brasileiros da Paraíba (FCAB-PB) passa todo o ano na organização do evento. A Expectativa para 2016 é que mais de 100 mil pessoas participem das atividades. Na cultura iorubá, Iemanjá é uma divindade que vem da África, conta Mãe Penha. O orixá feminino, também conhecido no Brasil como “rainha do mar”, é um ícone das religiões candomblé e umbanda, além de outras crenças afro-brasileiras.

No sincretismo religioso, a “padroeira dos pescadores” é associada a outras Santas. Na Igreja Católica é simbolizada por Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria. Em cada região do Brasil, Iemanjá é festejada em diferentes datas.

De acordo com o diretor da FCAB-PB, Elialdo Silva, a festa, que acontece há 52 anos, é um momento de tradição e desconstrução de toda a imagem negativa, imposta aos devotos. “A Festa de Iemanjá é um meio muito importante para representar a umbanda, é um dos únicos espaços que nós temos para manifestar a representatividade e cultuar a Deus. As pessoas que são adeptas de religiões com matriz africana sofrem muito preconceito, e o que causa a intolerância religiosa é a falta de informação. A gente pede paz para todos, tanto para quem crê, quanto para quem não crê”, conta Elialdo, ao lembrar que Iemanjá é considerada por eles como deusa do mar.

Redação com assessoria

 

Extraído do site de notícias PBAgora / João Pessoa – PB
https://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20161207063005&cat=cultura&keys=celebracao-iemanja-sera-amanha-busto-tamandare