Breaking News

Chamada para o Curso de Mitologia Afro-Brasileira no SESC Ramos – RJ

 

on 4th novembro 2014 in Kimwanga-Nsangu with 0 comments

 

Rio de Janeiro/RJ – Será realizado durante o mês da Consciência Negra, no SESC Ramos – Rio de Janeiro/RJ o curso de Mitologia Afro-Brasileira, pelo editor e pesquisador JD Lucas. O curso, gratuito, será ministrado durante as quatro quartas feiras do mês de novembro (5, 12, 19, e 26) das 15h às 17h.

obatala

A proposta do curso é colocar o público em contato com a herança mitológica do povo negro, que veio para o Brasil em decorrência da escravidão e acabou trazendo consigo histórias profundas e sensíveis a respeito da condição humana.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2290.4003 ou através de formulário em Monomito.org

Apresentação

Mitos são histórias sobre o passado ancestral humano. O fenômeno mitológico é encontrado em cada povo, cultura e nação do planeta, e consiste na dramatização em linguagem lúdica e ficcional dos dramas e condições a que a natureza está submetida. Não é diferente na Ásia, Europa, Oceania, Américas ou África. Cada continente, e cada povo habitante desse continente, possui seu conjunto de mitos e crenças; estas histórias são responsáveis por fundamentar a consciência comunitária, e estabelecer e fomentar entre os indivíduos as suas relações sociais, psicológicas, religiosas, políticas.

No mês da consciência negra, conheceremos uma parte significativa do conjunto de histórias que que os negros trouxeram para o Brasil com as imigrações forçadas durante o período escravista. A partir do conhecimento dessas histórias, e de suas transformações no cenário brasileiro, procuraremos fundamentar a visão de que a África nos legou uma herança de profunda sabedoria, resistência cultural e valor espiritual, princípios fundamentais para a construção de uma comunidade global que respeite as diferenças e procure conhecer e alardear as semelhanças entre os indivíduos e as culturas, assim como plantar valores de respeito e proteção da Natureza.

Nesta oficina, além de contextualizações históricas e exposições psicológicas dos aspectos sugeridos nas histórias da mitologia afro-brasileira, procuraremos compreender como se dá a relação dos Orixás com os elementos da natureza: Fogo, Água, Terra e Ar. Também conheceremos algo da África e seus contadores de história: quem são os Griot e qual o seu papel na construção e fundamentação dos valores da sociedade e do imaginário dos indivíduos.

JD Lucas, editor de livros e pesquisador em Mitologia.

 

 

Extraído do site Izo Tumbansi

http://inzotumbansi.org/home/chamada-para-o-curso-de-mitologia-afro-brasileira-no-sesc-ramos-rj/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *