Breaking News

Cidade recebe encontro internacional de resgate da cultura africana

Com tema “Candomblé de Angola e sua identidade”, evento acontece neste sábado, dia 9, no Monarka Hall

por Redação/ Guia Taubaté | sexta-feira, 08 de janeiro de 2016

 

A Atucat (Associação dos Templos de Umbanda e Candomblé de Taubaté) realiza neste sábado, 9 de janeiro, o 1º Encontro Internacional Candomblé de Angola, com tema “Candomblé de Angola e sua identidade”, que tem o objetivo de resgatar, fortalecer e valorizar as heranças deixadas pelos povos do passado.

O evento vem ao encontro da Década Internacional de Afrodescendentes, entre os anos de 2015 a 2024, declarada pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), com o tema “Povos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

Estarão presentes representantes das raízes africanas Manadeuí, Kongo Angola, Tumbensi, Bate Folha, Goméia, Tumba Junsara, Kupapa Unsaba, Kavunguoxi e Nkumbi. O evento conta com participantes de sete estados brasileiros: Amapá, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de integrantes de duas províncias africanas, Huambo e Luanda.

No encontro, serão debatidos assuntos referentes aos temas ligados à cultura africana e coordenados por autoridades ligadas à temática como: Judith Luacute, representantes do Ilabanttu; e Aristóteles Kandimba, diretor de produção internacional de cultura Bantu, ambos estrangeiros.

Os debates serão mediados pelo antropólogo da Unitau e pelo presidente da Atucat, Alessandro Jorge Machado, com espaço para participação da plateia presente. Na oportunidade os participantes do encontro terão a chance de desfrutarem de café da manhã, almoço e jantar com pratos da típica culinária africana, como forma de valorizar a tradicional culinária e cultura dos povos africanos. Ainda acontece ao longo da programação apresentação de manifestações culturais africanas como: capoeira, jongo e samba de roda.

O evento acontece no Monarka Hall, localizado na Avenida Santa Cruz do Areão, nº 1408, das 8h às 20h.

 

Extraído do site Guia de Taubaté / SP
http://guiataubate.com.br/noticias/2016/1/cidade-recebe-encontro-internacional-de-resgate-da-cultura-africana

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *