Breaking News

Confira programação completa da festa de Iyemanjá nesta terça-feira (2)

Entrega de presentes começou às 5h; saída dos balaios ocorre às 15h30.
Dia também terá apresentações de Carlinhos Brown e Márcio Mello.

Do G1 BA

02/02/2016 06h00 – Atualizado em 02/02/2016 07h32

 

 

Festejos que celebram a Rainha do Mar começam cedo no bairro do Rio Vermelho, em Salvador (Foto: Jefferson Peixoto /Ag Haack)
Festejos que celebram a Rainha do Mar começam cedo no bairro do Rio Vermelho, em Salvador (Foto: Jefferson Peixoto /Ag Haack)

A festa de Iyemanjá acontece nesta terça-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador e contará com atrações musicais e esquema especial de segurança, saúde e trânsito. A programação começa às 5h, com a chegada do presente de Iyemanjá, com alvorada e abertura da Colônia de Pescadores. [Confira a programação completa da festa abaixo e veja as fotos das celebrações AQUI]

A recepção dos presentes acontece entre 5h e 15h30. Em seguida, acontece o cortejo para a entrega dos balaios, que contará com cerca de 200 embarcações. Entre as atrações musicais que se apresentam na festa estão o cantor, compositor e agitador cultural Carlinhos Brown, e o roqueiro Márcio Mello.

Brown subirá ao palco montado no novo mirante do Rio Vermelho, localizado na Praia da Paciência, a partir das 14h. O artista estará acompanhado da Bateria Sustentável, composta por 100 percussionistas. Mais tarde, às 19h, Márcio Mello toca no espaço Toca Raul, próximo à Igreja de Santana.

Durante as homenagens a Iyemanjá, a Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) informou que realiza rondas de abordagem social em todo o perímetro da festa.

As equipes formadas por técnicos, fiscais e educadores fazem a triagem de pessoas em situação de rua e combate ao trabalho infantil.

Para o evento, 569 ambulantes foram cadastrados pela prefeitura. A festa também conta com operação da Guarda Municipal, que atuará com efetivo total 124 servidores. Além disso, são empregados 75 fiscais que terão apoio da Guarda Municipal e também da Polícia Militar do bairro.

A Salvamar opera com 15 agentes e conta ainda com um posto fixo. Os salva-vidas acompanham a entrega do presente a Iyemanjá com um bote e uma moto aquática. A Secretaria de Saúde (SMS) informou que o posto médico da Barra funciona normalmente durante a festa, para garantir o atendimento da população.

Para atender a demanda, a prefeitura informou que disponibiliza 225 sanitários químicos, sendo que quatro são reservados para pessoas com deficiência. Além disso, a Limpurb realizará a varrição, coleta e lavagem de vias, logradouros e instalações.

Trânsito e transporte
Quem trafega pelo bairro do Rio Vermelho deve ficar atento às alterações do trânsito por causa da festa de Iyemanjá. O acesso dos moradores está garantido, mediante comprovante de endereço. A circulação de veículos em algumas ruas será bloqueada. Confira as mudanças aqui.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que vai prolongar a operação de 13 linhas de ônibus para atender a populaçao. As linhas que terão sua última faixa dos dias úteis prolongada até 1h da quarta-feira (3) são: Conj. Pirajá I – Pituba; Faz. Coutos – Pituba; A. de Santa Terezinha / Rio Sena – Pituba; Alto do Cabrito /B.V.Lobato – Pituba; Vale dos Rios / Stiep R3; Nordeste – Ribeira; Nordeste – Joanes / Lobato; Barbalho – Iguatemi; Santa Mônica – Pituba; N. Brasília/Jd. N. Esperança / 7 de Abril – Barra; Sussuarana – Barra R2; Cabula VI – Pituba; Mata Escura – Pituba; Estação Pirajá – Barra 3, também terá seu funcionamento prolongado até as 23h30.

Ainda para o evento, a Semob informou que vai disponibilizar nove veículos da frota reguladora, que ficarão à disposição da demanda das 18h às 2h.  Além disso, haverá modificação de itinerário para as linhas que circulam pela região do Rio Vermelho.

Confira a programação da festa de Iyemanjá:

1h / 1h30 – Entrega do presente de Oxum (Dique do Tororó)
5h – Chegada do presente de Yemanjá, com alvorada e abertura da casa
5h às 15h30 – Recepção dos presentes da Colônia de Pescadores
6h às 7h – Participação do Governador Rui Costa
14h às 15h30 – Cortejo da Bateria Sustentável de Carlinhos Brown, com 100 percussionistas
15h30 – Participação do prefeito ACM Neto, na saída dos presentes
15h30 –  Cortejo para a entrega dos presentes – entre 150 e 200 embarcações farão a entrega
17h30 – Fechamento da casa

 

Extraído do portal de notícias G1 Bahia / Salvador – BA
http://g1.globo.com/bahia/verao/2016/noticia/2016/02/confira-programacao-completa-da-festa-de-iemanja-nesta-terca-feira-2.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *