Breaking News

Conquista: Prefeitura dialoga com religiões de matriz africana

 

 Rodrigo Ferraz /  6 de setembro de 2017 às 15:45

Foto: Secom – PMVC

O Governo Municipal se reuniu nesta terça-feira, 5, com representantes de religiões de matriz africana para ouvir suas demandas. O assunto principal do encontro foi a isenção tributária para os terreiros de Vitória da Conquista. O direito à imunidade do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os imóveis utilizados como locais de celebração e culto religiosos pelas comunidades de religião de matriz africana já vem sendo reconhecido em diversas cidades do Brasil.

O secretário da Transparência e do Controle, Diego Gomes, informou aos presentes que o estudo para a isenção do IPTU já está sendo realizado. “Queríamos escutar as prioridades e, dentre outras, está essa da isenção. Entendemos que, por conta da própria legislação, é possível. Estamos trabalhando no decreto e acredito que, nos próximos 30 dias, tenhamos o entendimento formal, e a Coordenação de Igualdade Racial envie ao Gabinete Civil para o devido encaminhamento”.

O coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, Beto Gonçalves, reforçou: “Estamos aqui para garantir seus direitos. O governo está para agregar e nós estamos estreitando esses laços. Com perseverança, sabedoria e parceria vamos conseguir conquistar nosso espaço”.

Nesta mesma tônica, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas da Igualdade Racial e também pai de santo há 14 anos, João Silva, pediu a união de esforços. “Vamos nos unir, aproveitar a oportunidade da gestão querer ajudar o povo de santo para lutarmos com o intuito de garantir nossos direitos”.

Segundo João, o conselho e a coordenação da Igualdade Racial começaram a cadastrar os terreiros existentes na cidade para que todos possam ser beneficiados com as políticas públicas desenvolvidas no município.

Pais e mães de santos de 10 terreiros participaram do encontro. Além do secretário Diego Gomes e do coordenador Beto Gonçalves, também representaram a Administração Municipal: o gerente de Igualdade Racial, Roberto Silva; o coordenador e o gerente de Segurança Alimentar e Combate à Fome, respectivamente, Augusto Leal e Pedro de Carvalho; o coordenador e a gerente de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, respectivamente, José Mário Barbosa dos Santos e Olinda Pereira.

 

Extraído do blog do jornalista Rodrigo Ferraz / Vitória da Conquista – BA
http://www.blogdorodrigoferraz.com.br/2017/09/06/conquista-prefeitura-dialoga-com-com-religioes-de-matriz-africana/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *