Breaking News

Consulado de Angola realiza eventos em comunidades angolanas no Rio

Consulado de Angola no Rio de Janeiro, sob o comando do Cônsul Geral de Angola no Rio de Janeiro, Dr. Rosário Ceita, realizou uma grande festa com debate, futebol, show e dança, em três espaços cariocas nesse fim de semana, realizados no Piscinão de Ramos, na Maré, Aterro do Flamengo e Clube de Regatas Boqueirão, na Glória. 

Com propósito de estreitar relacionamentos com as comunidades angolanas do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais. A programação foi também em homenagem ao 73º aniversário (que foi no dia 28) do Presidente da República de Angola, José Eduardo Santos “O Arquiteto da Paz”.

Na sexta, o Piscinão de Ramos, na ZN, foi escolhido por ser ponto de encontro de angolanos, tem inclusive um ponto televisivo da TPA Internacional, para que os angolanos possam assistir em direto as notícias do País. A comemoração reuniu em torno de 100 pessoas, começou com mesa de debate: o tema abordado foi a “VIDA E OBRA DO PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS”. Contou com a presença de convidados como Prof Ivanir dos Santos (CEAP), Agostinho Barbosa e Clauber Silva (Odebrecht), Fenando Mupapa (República Democrática do Congo), ente outros…

No sábado, no Aterro do Flamengo, aconteceu abertura do Torneio de Futebol, entre equipes formadas por cidadãos angolanos dos Estados de Jurisdição do Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro, composto pelo Rio, ES e MG. Cerca de 200 angolanos se reuniram e fizeram uma festa, com danças e brincadeiras típicas, mas sem deixar a tradição de lado, entraram no clima da cidade carioca, e aderiram ao churrasco. O ponto alto foi quando o Cônsul Dr Rosário Ceita, se emocionou ao ver crianças cantando com empolgação o refrão do Hino da Angola: “Pátria Unida, Liberdade, Um Só Povo, Uma Só Nação!”, a confraternização foi do jeito que eles gostam, com festa!!!

E no Boqueirão, no domingo, aconteceu a decisão com a final dos jogos, que teve como resultado final o grupo “Equipe 1º de Agosto”, com jogadores da Comunidade do Pinheiros, em 2 º lugar, ficou com angolanos moradores do bairro do Centro “Equipe Quebra” e em terceiro 3º lugar, grupo formado por jogadores de Minas e Espírito Santos.

O domingo, claro, fechou com muita festa, reuniu em cerca de 300 pessoas para o show do músico Sergio Zola, apresentação do Projeto Novos Talentos (criado na atividade da colônia de férias no Espaço Cultural de Angola no Rio de Janeiro), apresentação da dança REBITE, com filhos de angolanos, apresentação de ZUMBA e KIZOMBA, com alunos do Prof. Angolano João Gaspar, do Complexo da Maré e apresentação de Kuduro com Cadu Alves. E como não poderia faltar, os quitutes angolanos…

Engajado na campanha de comunicação para promover a cultura africana, o Cônsul Dr. Rosário Ceita, tem como máxima, levar ao público um pouco mais de conhecimento sobre a cultura geral africana, responsável por grande parte da formação da identidade cultural e social brasileira, e claro, abraçar os dois povos em um único ato cultural.

​​Fernando Mupapa, Ivanir do Santos e Cônsul Rosário Ceita
​​Fernando Mupapa, Ivanir do Santos e Cônsul Rosário Ceita
Ivanir do Santos com Rosário Ceita
Ivanir do Santos com Rosário Ceita
No campo, no Aterro
No campo, no Aterro

 

Times vencedores e Rosário Ceita (no ​centro)
Times vencedores e Rosário Ceita (no ​centro)
Fonte: Assessoria de Comunicação
Rozangela Silva
Sócia Diretora
Bi & Ro Assessoria de Comunicação
Telefone: 21 2508 6245 / 21 3026 7242
Celular: 21 99998 1802
Endereço: Av. Rio Branco, 120 / Sala 628 Centro – RJ

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *