Breaking News

‘Contos de Ifá’, um site-jogo educacional sobre a Matriz Africana, será lançado no dia 6/9

 

Publicado em 10.08.14

 

contos-de-ifáIfá é um oráculo de origem Iorubá, da África Ocidental, formado por versos que contam a história dos Orixás, representações da natureza no panteão africano. Contos de Ifá é uma plataforma educativa de jogos de aventura baseada na mitologia de matriz africana, construída a partir de uma narrativa lúdica com quatro fases as quais representam, cada uma, a história de um orixá: Exu, Ogun, Oxóssi e Omolu. Esta é a primeira versão do jogo. O projeto prevê ainda o desenvolvimento de mais 252 etapas com o total de 256 fases, número equivalente ao conjunto de versos dos poemas iorubanos que compõem o Ifá.

A plataforma é uma iniciativa do Terreiro Ilê Axé de Oxum Karê, do Centro Cultural Coco de Umbigada de Olinda e da 3Ecologias, empresa que desenvolve ambientes de interação na web e aplicativos para computação ubíqua. O lançamento do site acontecerá no primeiro sábado de setembro, dia 06/09, na Sambada de Coco do Guadalupe, em Olinda, e contará com uma roda de conversas com a própria comunidade sobre o projeto.

Contos de Ifá também propõe metodologias para a promoção de laboratórios de construção de jogos com alunos e professores de escolas públicas e espaços culturais, indígenas e quilombolas. O projeto visa ainda a formação cultural como forma de combater o preconceito, o racismo e a intolerância religiosa e foi idealizado com base na Lei 10.639/03, que insere o estudo da História da África e dos Africanos nos currículos escolares, com o fim de valorizar e quebrar preconceitos sobre a cultura afrodescendente.

O projeto tem incentivo do Funcultura e apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Fundo Brasil de Direitos Humanos.  A plataforma também conta com o incentivo do Ministério da Cultura e ganhou o prêmio Cultura Digital. O web jogo estará disponível ao público no endereço: http://contosdeifa.com/. O site é todo construído em software livre e seu acesso é gratuito.

Idealização do projeto:

> Terreiro Ilê Axê Oxum Karê

Casa de matriz afro-indígena, abriga o Centro Cultural do Coco de Umbigada, trabalha a cultura popular de raiz afrodescentente, está ligada à Rede de Pontos de Cultura Federal e Estadual, Rede Mocambos, Rede Mulheres de Terreiros e Rede de Terreiros de Pernambuco.

http://sambadadecoco.wordpress.com

> 3Ecologias

Empresa que desenvolve ambientes de interação web. Entre outros projetos, desenvolveu o Coridiano Sensitivo, plataforma com transmissão de experiências multi-modais com diferentes perspectivas do cotidiano com montagem de cenas em tempo real, e o projeto Olinda Patrimônio Cotidiano, que visa reconstruir a memória coletiva dos moradores e a sua relação com a cidade.

http://3ecologias.net

 

Extraído do Portal Flores no Ar:

http://portalfloresnoar.com/floresnoar/contos-de-ifa-um-site-jogo-educacional-sobre-matriz-africana-sera-lancado-dia-69/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *