Breaking News

Cortejo Águas de Oxalá é destaque da programação cultural de Araras

Evento acontece no dia 26, com concentração a partir das 8h no Calçadão “Monsenhor Quércia”; programação também traz a volta dos projetos Aero Rock e Cine Clube

 

Por: Redação Canal Rio Claro

Em 09/01/2014 – 14:58

Celebrar a cultura e as religiões africanas. Esse é um dos propósitos do 20º Cortejo de Águas de Oxalá, destaque da programação cultural do mês de janeiro. O evento acontece no dia 26 e terá concentração no Calçadão “Monsenhor Quércia”, às 8h.
A cada ano em que é realizado, o evento atrai a atenção de fotógrafos da cidade e região, e é promovido pela Comunidade Religiosa Ylê Axé de Yansã e pela Secretaria de Ação Cultural e Cidadania.

O “Águas de Oxalá”, em Araras, teve início ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro, coordenado por Neuza Maria Pereira Lima.

No início, o evento envolvia a lavagem da escadaria da imagem do Cristo Redentor, no Jardim São João. Essa tradição chegou a ser esquecida por alguns anos, em função do falecimento de Adailton. No entanto, com o apoio do Município de Araras, o ato foi retomado e a lavagem passou a ser realizada na Capela de Santa Cruz.

Além disso, o evento marca a luta contra o racismo e a intolerância religiosa, e ganhou forças com a Lei 4.295/09, que instituiu o Dia Municipal da Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro. O projeto de lei é de autoria do atual presidente da Câmara Municipal, Breno Zanoni Cortella, e foi aprovado em 2009.

Rock e cinema
O “Aero Rock” e o “Cine Clube”, projetos fixos da Secretaria de Ação Cultural e Cidadania, voltam a ser realizados neste mês. Neste domingo (12), quem se apresenta no “Aero Rock” é a banda Kalu in Trâmite, que trará o melhor do estilo samba-rock e groove.

No repertório, constam clássicos de artistas como Jorge Ben, Seu Jorge, Tim Maia, além de releituras de canções de grandes nomes da MPB. O projeto ainda traz as bandas Lazy (dia 19) e Mr. Paul (dia 26). As apresentações acontecem no Aeroclube Municipal “Armando Américo Fachini”, a partir das 17h30.

Os fãs da sétima arte poderão conferir, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, a volta do projeto Cine Clube. Em janeiro, as sessões serão às sextas-feiras e trarão os filmes Edukators (dia 17) e Os Sonhadores (dia 24). Os filmes serão exibidos sempre às 20h, com entrada franca.

Já no dia 26, às 15h, acontece o projeto Cine Anime, que traz sessões gratuitas dos filmes “Fullmetal Alchemist – O Conquistador de Shamballa” e “Os Cavaleiros do Zodíaco – Os Guerreiros do Armagedon”, no Centro Cultural.
Encerrando a programação, no dia 30, o músico Marcos Chiari, vocalista e guitarrista da Banda Soul Balanço, faz apresentação de voz e violão trazendo o melhor da MPB e do samba-rock. O show acontece no Centro Cultural, às 20h, e tem entrada franca.
Além disso, o público pode prestigiar também os projetos fixos realizados pela Secretaria de Cultura, como Contação de Histórias, com Felício Thomaz; Chorinho do Barão; Grupo Reviver; Música no Lago; Grupo Talismã; Coisas do Brasil; além das apresentações dominicais da Cooperativa de Música “Maestro Francisco Paulo Russo”, no Coreto da Praça Barão de Araras.

Extraído do site Canal Rio Claro:

http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/19510/cortejo-aguas-de-oxala-e-destaque-da-programacao-cultural-de-araras.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Ilé Asé Omin Oiyn, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Hoje, é editor do Jornal Awùre. Diretor Financeiro da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. Colabora com a assessoria de comunicação do PPLE - Partido Popular da Liberdade de Expressão Afro-Brasileira. É sócio diretor na agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *