Breaking News

COTIDIANO / CRIMINALIDADE: Casa Espírita sofre novo ataque de vândalos; veja vídeo

Local foi alvo de 38 ataques, apenas em 2015; Religiosos acreditam em motivação religiosa

 

AIRTON MARQUES 
DA REDAÇÃO || 30.11.2015 | 10h32

Bruno Cidade / MídiaNews  Religiosos reclamam que Polícia Civil não resolve casos
Bruno Cidade / MídiaNews 
Religiosos reclamam que Polícia Civil não resolve casos

A Casa Espírita Virgem Imaculada da Conceição, localizada no bairro Santa Laura II, em Cuiabá, foi alvo de mais um ataque na madrugada deste sábado (28).

A presidente da casa religiosa, Andréa Araújo, afirma que este foi o 38º ataque ao centro espírita em 2015. Segundo ela, desta vez os vândalos cortaram fios do circuito de segurança, arrombaram uma parede e quebraram símbolos e objetos que estavam nas salas.

“Investimos em circuito de câmeras, com alarmes, porém, quando foi esta madrugada, eles cortaram todos os fios e nos roubaram. Como não conseguiram arrombar as portas, que foram reforçadas, eles abriram um buraco na parede. Eles bagunçam muito. Acreditamos que tudo isso seja motivado a intolerância religiosa, pois em agosto já tínhamos sido vítimas de um incêndio nos nossos barracões”, afirmou.

Estado ausente

Andréa afirma que, nestes casos que envolvem intolerância religiosa, o Estado não estaria atuando como o esperado.

Após inúmeros ataques, como o de agosto, em que vândalos tentaram incendiar o local, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) nomeou um delegado para cuidar exclusivamente deste tipo de crime.

Porém, segundo a presidente da Casa Espirita Virgem Imaculada da Conceição, os casos continuam sem explicação. Desacreditada com a solução do caso, Andréa não se preocupou em registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.).

“O Governo do Estado nomeou um delegado que cuidasse especificamente destes casos. Mas até agora nada, depois disso já foram mais de dez invasões. Desta vez nós não registramos boletins de ocorrência. Estamos cansados. Já devo ter registrado uns 40 boletins e nada é resolvido”, declarou Andréa.

Recomeçar

Segundo a líder religiosa, o sistema de segurança já foi refeito e a parede rebocada. Ela afirma, que, mesmo com todos os ataques, sempre é hora de recomeçar.

“Aqui é uma casa que temos que ajudar a comunidade, mas estamos parecendo um presídio, com tantas grades. Trocando o sistema de segurança, rebocando a parede. O que nos resta é recomeçar. Nós queremos uma resposta das autoridades. Vamos encerrar o ano com mais ataques, sem uma resposta”, afirmou.

Por meio da assessoria de imprensa da Policia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT), o delegado responsável pelas investigações de crimes motivados pela intolerância religiosa, Luciano Inácio, afirmou que não teve conhecimento sobre o último ataque ao centro espírita.

No entanto, declarou que irá encaminhar uma equipe policial para o local.

Sobre as investigações dos outros 37 ataques ao local, o delegado afirma que está fazendo de tudo para identificar os responsáveis pelos vandalismos.

Confira o vídeo que mostra ação de vândalos no centro espírita:

 

Extraído do site de notícias Midia News / Cuiabá – MT
http://midianews.com.br/cotidiano/casa-espirita-sofre-novo-ataque-de-vandalos-veja-video/248850

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *