Breaking News

Cultura afro-brasileira é discutida em Curitiba

09/05/16 às 15:23 – Atualizado às 15:28 FCC

(foto: Divulgação/FCC)
(foto: Divulgação/FCC)

 

SAIBA MAIS

Oficina discute cultura afrodescendente

Área sob o Viaduto do Capanema receberá o Centro Cultural Humaitá

Artistas e produtores de cultura afro-brasileira de Curitiba e da Região Metropolitana são os convidados para a Roda de Conversa que a Fundação Cultural de Curitiba e a Fundação Palmares promovem na próxima quinta-feira (12), às 14h, no Teatro do Paiol. O encontro faz parte da programação da 244ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, que acontece nesta semana em Curitiba.

A roda de conversa será conduzida pela Fundação Palmares, instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura, voltada à promoção, preservação e valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras. Representantes da Fundação Palmares vêm a Curitiba para estabelecer parcerias e fortalecer o relacionamento dos produtores locais com as políticas nacionais neste setor.

Participarão do encontro o coordenador geral de Gestão Estratégica da Fundação Palmares, Sandro dos Santos, o assessor de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Igo Martini, a representante do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Edna Coqueiro, o representante do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Denis Mariano, e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

Durante a tarde será formada também uma mesa de debates sobre o tema “Diversidade”, da qual participam Igo Martini; Glauco Souza Lobo, representando a cultura afro-brasileira; Nardi Casagrande, representando a cultura cigana; Márcio Marins, que falará sobre as religiões de matriz africana; e Isidoro Diniz, representando a Fundação Cultural de Curitiba.

Serviço:
Roda de Conversa Produtores de Cultura Afro-brasileira de Curitiba e Região Metropolitana
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº
Data e horário: 12 de maio de 2016 (quinta-feira), das 14h às 18h

 

Extraído do site do Jornal Bem Paraná / Curitiba – PR
http://www.bemparana.com.br/noticia/442872/cultura-afro-brasileira-e-discutida-em-curitiba

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *