Breaking News

Cultura negra é tema de festival no Rio de Janeiro

Afro-cultural Magracia tem objetivo de resgatar os costumes e tradições da cultura afro-brasileira

por Portal Brasil

Publicado: 14/04/2014 17:23 – Última modificação: 14/04/2014 17:23

 

Música, jongo, capoeira, teatro, cinema, gastronomia, moda e reflexões sobre a diversidade cultural negra no Brasil vão estar presentes no Festival Afro-cultural Magracia, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril, em Sapucaia (RJ). O festival contará também com um salão voltado aos expositores de moda e artesanato afro. Dentre as performances musicais, destaque para Dudu Nobre, MC Koringa e a cantora Amanda Amado, destaque da segunda edição do programa The Voice Brasil.

O evento será realizado no Ginásio Beira-Rio, com entrada gratuita para todas as atividades. Realizado pela Prefeitura Municipal de Sapucaia em parceria com a Fundação Cultural Palmares – MinC, o Festival tem como principal objetivo principal o de promover o resgate de costumes e tradições da cultura negra brasileira focado na juventude, além de sensibilizar a população local e os visitantes para a importância do legado africano na formação da identidade nacional.

Homenageada

O Festival foi batizado em homenagem à Maria das Graças dos Santos, artisticamente conhecida como Magracia. Personalidade do movimento negro na década 1980, ela é considerada a figura mais importante da cultura de Sapucaia em todos os tempos. Magracia foi uma artista multifacetada (era cantora, atriz e recitava poemas), de estilo inconfundível. Até hoje é lembrada, com carinho e admiração pelos moradores da região, que exaltam seu talento e sua militância no movimento negro. O ator, poeta, pensador e ex-senador negro Abdias do Nascimento também será homenageado.

Confira a programação

Dia 25 (sexta-feira)

16h – Abertura com apresentação artística de alunos da rede pública de ensino.

16h30 – Apresentação do Plano Juventude Viva (Fundação Cultural Palmares)

17h – Escambo Cultural – Debate e exibição de documentário sobre a história do Samba, com Dudu Nobre e convidados;

19h – Solenidade oficial com a presença de autoridades locais;

19h30 – Desfile de Moda Afro;

20h – Espetáculo musical “Beto ao quadrado” em homenagem a Magracia;

21h – Show de Rodrigo Kantaê;

22h – Show de Dudu Nobre.

Dia 26 (sábado)

15h – Abertura do Salão dos Afro-Expositores (moda e artesanato);

16h – Escambo Cultural – Debate, dança e teatro sobre o tema “Diversidade cultural”

18h – Apresentação de grupos de Jongo e Capoeira da região

19h – Espetáculo “Casos e Contos”, em homenagem a Abdias do Nascimento e outras personalidades negras, com a companhia de teatro Amigos na Cultura

20h30 – Espetáculo “Noites do Norte”, com Grupo Vox e Cia Paidéguara (diretamente de Belém do Pará)

22h30 – Show da sambista Amanda Amado (The Voice Brasil)

Dia 27 (domingo)

15h – Abertura do Salão dos Afro-Expositores (moda e artesanato);

16h – Escambo Cultural – Debate sobre “A economia criativa da produção cultural, com ênfase no Funk”. Participação de MC Koringa, Yuri e Cebolinha

19h – Exibição do filme “Batalha do Passinho”

19h30 – Solenidade de encerramento do evento

20h30 – Show do Bonde do Passinho

22h30 – Show de encerramento com MC Koringa

Fonte:
Fundação Cultural Palmares

 

Extraído do Site Portal Brasil

http://www.brasil.gov.br/cultura/2014/04/cultura-negra-e-tema-de-festival-no-rio-de-janeiro

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *