Curso de pratos típicos da cultura negra e indígena começa nesta 4ª feira

Aulas serão ministradas no Arquivo Público Municipal, em Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)

‘Nossas Cores, Sabores e Valores’ acontece em Campos, no interior do Rio.
Trinta alunos estão inscritos e receberão os certificados.

Do G1 Norte Fluminense \ 15/09/2015 12h22 – Atualizado em 15/09/2015 12h22

 

Aulas serão ministradas no Arquivo Público Municipal, em Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
Aulas serão ministradas no Arquivo Público Municipal, em Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)

O curso de culinária afro-brasileira, indígena e regional “Nossas Cores, Sabores e Valores” vai ser iniciado nesta quarta-feira (16), no Arquivo Público Municipal, localizado na Estrada de Tocos, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O curso vai até sexta-feira (18), das 8h às 17h. Um ônibus gratuito vai sair diariamente, às 7h, da Superintendência de Igualdade Racial, e retornar às 17h.

De acordo com a Superintendência de Igualdade Racial, na abertura haverá uma palestra sobre cultura afro-brasileira, indígena e regionalismo (Baixada Campista), com o historiador e pesquisador, Hélvio Cordeiro.

Para quinta-feira (17), a partir das 9h, foi programada uma aula de culinária afro-brasileira, indígena e regional – pratos típicos da Baixada Campista –, com os chefes Fabiano Seixas e João Aguiar. A aula se repetirá na sexta-feira (18). O chef de padaria e confeitaria, João Amaro Aguiar, vai ministrar uma aula sobre o setor. No último dia do evento, os 30 alunos inscritos receberão os certificados de participação.

Proposta
O objetivo é conhecer aspectos históricos e culturais da alimentação no Brasil, reconhecer os hábitos alimentares como um fator importante da identidade cultural do nosso povo e conhecer alguns pratos, além de utensílios e modos de preparo da cozinha brasileira. As aulas também auxiliam a reconhecer a herança dos índios e negros na cozinha brasileira. Um livreto será confeccionado com as receitas culinárias elaboradas durante o curso. No link do site da prefeitura podem ser conferidos os pratos que vão ser trabalhados.

 

Extraído do portal de notícias G1 / Campos dos Goytacazes – RJ
http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2015/09/curso-de-pratos-tipicos-da-cultura-negra-e-indigena-comeca-nesta-4-feira.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *