Breaking News

Curso de pratos típicos da cultura negra e indígena começa nesta 4ª feira

‘Nossas Cores, Sabores e Valores’ acontece em Campos, no interior do Rio.
Trinta alunos estão inscritos e receberão os certificados.

Do G1 Norte Fluminense \ 15/09/2015 12h22 – Atualizado em 15/09/2015 12h22

 

Aulas serão ministradas no Arquivo Público Municipal, em Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
Aulas serão ministradas no Arquivo Público Municipal, em Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)

O curso de culinária afro-brasileira, indígena e regional “Nossas Cores, Sabores e Valores” vai ser iniciado nesta quarta-feira (16), no Arquivo Público Municipal, localizado na Estrada de Tocos, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O curso vai até sexta-feira (18), das 8h às 17h. Um ônibus gratuito vai sair diariamente, às 7h, da Superintendência de Igualdade Racial, e retornar às 17h.

De acordo com a Superintendência de Igualdade Racial, na abertura haverá uma palestra sobre cultura afro-brasileira, indígena e regionalismo (Baixada Campista), com o historiador e pesquisador, Hélvio Cordeiro.

Para quinta-feira (17), a partir das 9h, foi programada uma aula de culinária afro-brasileira, indígena e regional – pratos típicos da Baixada Campista –, com os chefes Fabiano Seixas e João Aguiar. A aula se repetirá na sexta-feira (18). O chef de padaria e confeitaria, João Amaro Aguiar, vai ministrar uma aula sobre o setor. No último dia do evento, os 30 alunos inscritos receberão os certificados de participação.

Proposta
O objetivo é conhecer aspectos históricos e culturais da alimentação no Brasil, reconhecer os hábitos alimentares como um fator importante da identidade cultural do nosso povo e conhecer alguns pratos, além de utensílios e modos de preparo da cozinha brasileira. As aulas também auxiliam a reconhecer a herança dos índios e negros na cozinha brasileira. Um livreto será confeccionado com as receitas culinárias elaboradas durante o curso. No link do site da prefeitura podem ser conferidos os pratos que vão ser trabalhados.

 

Extraído do portal de notícias G1 / Campos dos Goytacazes – RJ
http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2015/09/curso-de-pratos-tipicos-da-cultura-negra-e-indigena-comeca-nesta-4-feira.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *