Breaking News

Curso gratuito sobre tradições afro-brasileiras inscreve até 11 de janeiro

 

O Núcleo de Arte e Cultura  (Nart) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai oferecer oficinas gratuitas de iniciação cultural e musical no universo afro-baiano das tradições Kêtu. A iniciativa, que integra as ações do projeto Ilê Asipá: Atabaques Entre Folhas, inscreve até 11 de janeiro na sede do Nart, no campus I da universidade, no Cabula, em Salvador.
A ideia é proporcionar aos inscritos contato com a cultura afro-baiana, de origem nagô, levando em consideração a amplitude do conceito afro-brasileiro. O curso acontecerá do próximo dia 11 de janeiro até 15 de março, sempre aos sábados das 8h30 às 12h30, no Ilê Asipá, na Avenida Orlando Gomes, em Piatã.

O projeto Ilê Asipá: Atabaques Entre Folhas tem como objetivo dar ênfase nos toques de atabaques acompanhados por cânticos, histórias e ensinamentos por Mestres do Ilê Asipá.

O projeto teve um piloto experimentado no período de outubro a dezembro de 2012, no mesmo Terreiro Ilê Asipá, numa realização do Nart com o apoio e financiamento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa).

Publicada em 03/01/2014 12:28:00

Cultura

 

Extraído do site Jornal Tribuna da Bahia

http://www.tribunadabahia.com.br/2014/01/03/curso-gratuito-sobre-tradicoes-afro-brasileiras-inscreve-ate-11-de-janeiro

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *