Breaking News

Deputado lamenta morte da Iyalorixá Mãe Ana, conhecida como Ana Baiana

Religiosa faleceu nesta quarta, em Salvador

DO BAHIA TODO DIA | 09/04/2014 | 19h39

mae-655409O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) emitiu nota lamentando a morte, nesta quarta (9), da yalorixá Ana Maria dos Santos. Conhecida como Mãe Ana e Ana Baiana, a religiosa era líder do Terreiro Unzó Kaiango Kyangunzu (Terreiro das Quartinhas), localizado no bairro da Federação, na capital baiana.

Mãe Ana tinha 64 anos e estava internada no Hospital São Rafael, onde tratava problemas de saúde. Baiana de acarajé, ela era militante do PCdoB e se tornou uma figura querida no partido.

O presidente do PCdoB-Bahia lamentou a perda e prestou solidariedade aos familiares e amigos. “Ela foi uma grande incentivadora e promotora das raízes e tradições afro-brasileiras […] Grande parceria do nosso mandato, com um sorriso marcante, largo e fraternal, sempre esteve conosco em diversos momentos da minha vida política”, disse Daniel.

Líder do PCdoB na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Everaldo Augusto destacou a coerência de Ana Baiana. “A Bahia perde uma líder religiosa de matriz africana, que se tornou em uma liderança da cidade de Salvador e sempre demonstrou muita coerência e lucidez para analisar os acontecimentos políticos do país. Sempre teve lado!”, afirmou.

O corpo da yalorixá, que deixa marido e três filhos, será velado na noite desta quarta, no terreiro, e o enterro será nesta quinta (10), no Cemitério do Campo Santo, na Federação, às 9h.

Extraído do Portal Bahia TodoDia

http://www.bahiatododia.com.br/v2/index.php?artigo=40529

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *