Breaking News

Deputados discutem presença de cruz e Bíblia na Assembleia do ES

Audiência pública foi realizada na última segunda-feira (14).

Deputado pretende enviar ofício para pedir retirada de símbolos.

Victoria Varejão | Do G1 ES | 17/07/2014 16h11 – Atualizado em 17/07/2014 16h11

 

Réplica da Cruz do Papa e bíblia na Ales (Foto: Marcelo Prest/ A Gazeta)
Réplica da Cruz do Papa e bíblia na
Ales (Foto: Marcelo Prest/ A Gazeta)

Uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) discutiu a liberdade religiosa no estado laico. Foram ouvidos diversos relatos de pessoas que consideram desrespeitosa a presença da réplica da Cruz Reverente e leitura da Bíblia na Casa. O deputado Claudio Vereza (PT) presidiu a sessão e encaminhou o pedido à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, na segunda-feira (14).

A audiência visava estabelecer uma interlocução entre as religiões e destacar a importância da laicidade do estado. Entre os pontos de discussão estão a liberdade de expressão e a de crença, além do respeito às diferentes crenças e à liberdade de culto.

Depois da discussão na Ales, deputados já se posicionaram contra a proposta. Parlamentares evangélicos e católicos afirmaram não concordar com a atitude. “Não tem por que retirar os símbolos. A cruz não vai ser removida, porque a maioria acredita em Deus. Assim, ela tem que continuar na Casa”, falou o presidente da Ales, Theodorico Ferraço (DEM), que declarou ser católico.

Outros parlamentares, como Glauber Coelho (PSB), que é evangélico, e Hércules Silveira (PMDB), católico, disseram que vão lutar pela permanência dos símbolos religiosos na Assembleia. Os dois argumentaram que a cruz e a Bíblia não atrapalham e ainda sugeriram que representações de outras religiões fossem colocadas no local, para evitar mais transtornos.

Os pedidos e reclamações foram ouvidos, registrados e encaminhados pelo presidente da sessão à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, que foi a responsável por solicitar a audiência pública.

 

Extraído do Portal G1 Espírito Santo

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/07/deputados-discutem-presenca-de-cruz-e-biblia-na-assembleia-do-es.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *