Breaking News

Devotos de São Roque e Obaluaê se unem em festa

Ana Paula Santos  | Ter, 16/08/2016 às 23:09

 

 

Adilton Venegeroles l Ag. A TARDE Procissão pelas ruas da Federação marcou celebrações ao protetor dos enfermos
Adilton Venegeroles l Ag. A TARDE
Procissão pelas ruas da Federação marcou celebrações ao protetor dos enfermos

Povo de santo e católicos se reuniram nesta terça-feira, 16, na Igreja de São Lázaro, na Federação, em Salvador, para celebrar São Roque. Durante todo o dia, devotos do santo protetor dos enfermos e do orixá Obaluaê assistiram a missa, cantaram, rezaram e acenderam velas no santuário da paróquia, pedindo proteção e cura de doenças.

Por voltas 16h, após missa solene, celebrada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, na Igreja de São Lázaro, fiéis saíram em procissão pelas ruas do bairro.

Durante o trajeto, o pe. Cristóvão Przychock contou que São Roque é o segundo padroeiro da paróquia e foi adotado em 1995. “Essa multidão toda demonstra a fé e o amor que as pessoas têm pelo santo  protetor das doenças contagiosas”, disse.

Ele comentou, ainda, que os fiéis pedem a São Roque que interceda pelas famílias e, principalmente, pelos jovens da cidade.

Sincretismo

Há 18 anos que a caminhada Azoany, organizada por Albino Apolinário, tornou-se uma tradição na festa. Adeptos do candomblé saem do Centro Histórico em direção à Igreja de São Lázaro, saudando o orixá Obaluaê.

“O intuito é combater a intolerância religiosa e fazer com que as outras religiões nos respeite”, afirmou o fiel,  feliz por católicos e candomblecistas se encontrarem, harmoniosamente, na procissão. “Só temos a agradecer a São Roque e Obaluaê, os donos do dia”, completou.

Em frente à Escola Politécnica da Ufba, mãe Edna, do terreiro Ilê Axé Omin Odé Axé, e  filhas de santo, distribuíam mugunzá, mingau e davam banho de pipoca: “Tenho 50 anos de axé e, há 30, cumpro esta missão, de todo ano, neste dia, preparar alimento para as pessoas”.

 

 

 

Extraído do site do Jornal A Tarde / Salvador – BA
http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1794587-devotos-de-sao-roque-e-obaluae-se-unem-em-festa

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *