Breaking News

Devotos festejam Santa Bárbara com alvorada de fogos e atrações musicais

Em Salvador, comemorações começam às 6h, no Largo do Pelourinho.
Iansã no Candomblé, santa é padroeira de bombeiros e mercados. 

Do G1 BA | 04/12/2014 07h00 – Atualizado em 04/12/2014 07h00

 

 

Santa Bárbara é considerada padroeira de bombeiros e mercados (Foto: Egi Santana/G1)
Santa Bárbara é considerada padroeira de bombeiros e mercados (Foto: Egi Santana/G1)

Em celebração ao dia de Santa Bárbara – Iansã para os adeptos do Candomblé -, a região do Centro Histórico, em Salvador,  recebe milhares de devotos na manhã desta quinta-feira (3). Comemorado há mais de 300 anos, a festa dedicada à padroeira dos bombeiros e dos mercados começa logo cedo, às 6h, com uma alvorada de fogos de artifício.

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), após a famosa alvorada, os fiéis participam de uma missa campal em homenagem à santa, às 8h, no Largo do Pelourinho. Em seguida, seguem em procissão no Centro Histórico pelas ruas Gregório de Matos, João de Deus, Terreiro de Jesus e Ladeira da Praça. O trajeto vai até à corporação do Corpo de Bombeiros, localizado na Barroquinha, onde uma homenagem à santa ocorre.

Após às honrarias realizadas na Barroquinha, os devotos retornam para o Largo do Pelourinho, seguindo pela Baixa dos Sapateiros e Rua Padre Agostinho. No trajeto, eles agradecem e renovam os pedidos de bênçãos e graças.

 

Festa atrai multidão todos os anos (Foto: Egi Santana/G1)
Festa atrai multidão todos os anos
(Foto: Egi Santana/G1)

Para dar apoio aos festejos, um esquema especial envolvendo diversos serviços foi montado. Na área de limpeza, a Limpurb disponibilizou 60 profissionais entre agentes, chefes de operação e encarregados, e sete equipamentos como compactadores, caminhões para coleta de resíduos e três caminhões-pipa para lavagem dos logradouros.

O público também contará com 41 sanitários químicos, sendo 12 masculinos, 26 femininos e três infantis, distribuídos nas praças da Sé, Tereza Batista e Pedro Arcanjo, além do Largo do Pelourinho, Mercado Santa Bárbara e São Miguel.

A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) estará presente com 20 guardas municipais do Grupo de Atenção ao Turista (GAT), para ações de prevenção à violência e proteção ao patrimônio público. Para o atendimento médico, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar uma ambulância do Samu no local para casos de urgência e emergência, além de estarem em prontidão as unidades de saúde 24 horas e as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas nos Barris, San Martin, Valéria, Periperi e Itapuã.

Já a Transalvador vai alterar o fluxo de veículos no Centro Histórico entre 7h e 16h. Nesse período, o tráfego será completamente interditado na Ladeira da Praça, entre a Rua José Gonçalves e a Avenida J.J. Seabra. Haverá ainda interdição progressiva de vias, a partir das 8h, para procissão que sai do Largo do Terreiro de Jesus, seguindo pela Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Avenida J.J. Seabra (Baixa dos Sapateiros), Rua Padre Agostinho (antiga Rua Baixa dos Sapateiros / Museu Casa do Benin), com chegada ao Largo do Pelourinho. Os veículos com destino à Avenida J.J. Seabra terão como opção de tráfego a Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, Avenida Jequitaia, Túnel Américo Simas, Avenida Presidente Castelo Branco, chegando à J.J Seabra.

Festa
Após missa e procissão, baianos e turistas podem degustar o tradicional caruru, que é servido por adeptos do Candomblé em casas e estabelecimentos populares da região. De acordo com a Setur, a comemoração segue durante a tarde e à noite, por meio de uma programação cultural formada por 13 atrações musicais que fazem apresentações gratuitas.

Confira as atrações: 

Largo do Pelourinho
8h – Clarins / Missa campal
13h – Jorginho Commancheiro
15h – Grupo Trivial
17h30 – Neto Balla
20h – Juliana Ribeiro

Largo Pedro Archanjo
14h30 – Carla Lis
17h – Rose Belo
19h30 – Gal do Beco

Praça Tereza Batista
14h30 – Anjo Bom
17h – Claudya Costta
19h30 – Roque Bentenquê

Largo Quincas Berro D’Água
14h30 – Firmino de Itapoan
17h – Claudete Macedo
19h30 – Movimento Musical Seja Também um Sambista

 

Extraído do Portal de Notícias G1/Salvador-BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/12/devotos-festejam-santa-barbara-com-alvorada-de-fogos-e-atracoes-musicais.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Ilé Asé Omin Oiyn, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Hoje, é editor do Jornal Awùre. Diretor Financeiro da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. Colabora com a assessoria de comunicação do PPLE - Partido Popular da Liberdade de Expressão Afro-Brasileira. É sócio diretor na agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *