Breaking News

Devotos prestam homenagens à Iyemanjá em praias de Cabo Frio, RJ

Fiéis da Umbanda, Candomblé e catolicismo se juntaram em cerimônia.
Festividade acontece pelo 5º ano no Canto Forte.

Do G1 Região dos Lagos| 02/02/2016 21h22 – Atualizado em 02/02/2016 21h22

 

 

Fiéis das religiões Umbanda, Candomblé e catolicismo se reuniram durante o dia para prestar homenagens à Iyemanjá nas praias de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, durante esta terça-feira (2). Intitulada “rainha do mar” pelos devotos, Iyemanjá é considerada santa pelos católicos e uma orixá pelos seguidores das religiões afro.

De acordo com Alex “Guaraná”, a comemoração acontece no Canto do Forte pelo quinto ano.

“É fundamental essa questão de vir para a naturaza, por ser Iyemanjá a dona do mar, orixá que rege os começos e as águas novas. Então, nada melhor do que vir na orla de Cabo Frio mostrar um pouco da nossa religião e da nossa cultura”, explicou Alex.

Durante as homenagens, devotas dançaram à beira do mar, fizeram rituais de orações e bençãos com água do mar e comeram refeições típicas, como o acarajé.

 

Extraído do portal de notícias G1 / Região dos Lagos – RJ
http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2016/02/devotos-prestam-homenagens-iemanja-em-praias-de-cabo-frio-rj.html

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *