Breaking News

Devotos reverenciam Iyemanjá mesmo em dia nublado

Da Redação | Ter, 02/02/2016 às 07:49 | Atualizado em: 02/02/2016 às 08:40

 

Raul Spinassé | Ag. A TARDE Devotos deixam seus presentes para Rainha do Mar nesta terça, 2
Raul Spinassé | Ag. A TARDE
Devotos deixam seus presentes para Rainha do Mar nesta terça, 2

O tempo nublado e ameaça de chuva não amedrontou os devotos de Iemanjá, que estão indo ao Rio Vermelho para reverenciar a Rainha do Mar nesta terça, 2. Cerca de 4 mil pessoas aproveitam as primeiras horas do dia para deixar seus presentes na praia. São perfumes, flores e outros objetos para embelezar Iyemanjá.

Alguns não se satisfazem apenas em deixar as oferendas nas pedras e saem em barcos para deixar os presentes no mar. Além de populares, muitos terreiros também fazem suas homenagens para a Rainha do Mar.

A festa no Rio Vermelho começou às 5 horas com a alvorada e abertura da Colônia de Pescadores. Quem não quiser depositar seus mimos diretamente no mar, pode deixá-lo na Colônia de Pescadores até as 15h30, quando os balaios com o presente principal sai em cortejo até o mar. Cerca de 200 embarcações participam da atividade.

Esse ano o presente principal é uma grande baleia. A escolha da oferenda feita pelos pescadores é sempre uma surpresa.

 Além do lado religioso, o evento também terá festa comandada pelo cantor Carlinhos Brown e o roqueiro Márcio Mello. O Cacique sobe no palco às 14 horas acompanhado da Bateria Sustentável. Já o rock chega ao Rio Vermelho às 19 horas no espaço Toca Raul, que fica próximo à Igreja de Santana.

O governador Rui Costa foi um dos que chegou cedo ao bairro. Ele visitou a Casa de Iemanjá por volta das 6 horas e depositou um cesto de flores e frutas banhadas em alfazema nos pés da imagem da entidade. O petista disse que pediu paz para os baianos e educação para as famílias.

 

Rui deixou um cesto com flores com alfazema para Iemanjá (Foto: Manu Dias | Divulgação | GovBa)
Rui deixou um cesto com flores com alfazema para Iemanjá (Foto: Manu Dias | Divulgação | GovBa)

 

Extraído do site do Jornal A Tarde / Salvador – BA
http://atarde.uol.com.br/noticias/1744132

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *