Breaking News

Dia da Mulher teve Sarau para Mãe Stella de Oxóssi

 

por

Albenísio Fonseca

Publicada em 09/03/2015 08:39:54

O Sarau Bem Black – uma ação implementada pelo Cine Teatro Solar Boa Vista no Verão e que será mantida mensalmente até o final do ano – homenageou, ontem à tarde, na sala Silvio Robatto, a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi. A iniciativa visou concentrar no simbolismo da mãe de santo baiano a homenagem pela passagem do Dia Internacional das Mulheres.

O sarau, dirigido pelo poeta Nelson Maca, conforme a coordenadora do cine teatro, Simone Braz, “sempre congrega a participação de homens e mulheres, mas na edição de ontem contemplou apenas mulheres, no caso a atriz Vera Lopes e a musicista Emille Lapa, a recitar poemas de Carolina Maria de Jesus para a ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá”.

As atividades compreenderam, ainda, a promoção de uma feira de artesanato e alimento, na área externa do equipamento cultural. A realização foi do Grid-Grêmio de Integração de Deficientes.

A programação foi encerrada com apresentação do Grupo Performático Vozes do Engenho, do próprio bairro e com a participação da cantora Renatinha Agapito.

 

 

Extraído do site do jornal A Tribuna da Bahia / Salvador-BA
http://www.tribunadabahia.com.br/2015/03/09/dia-da-mulher-teve-sarau-para-mae-stella-de-oxossi

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *