Breaking News

Dia de Iansã é celebrado na Faculdade de Direito do Recife

Publicação: 04/12/2014 09:37 Atualização:

 

A Faculdade de Direito do Recife (FDR) recebe, nesta quinta-feira, um ato contra a intolerância religiosa para lembrar o Dia de Iansã. A concentração está marca para as 16h, na Rua Princesa Isabel, em frente ao Parque 13 de Maio, bairro da Boa Vista. Os participantes são convidados a vestir branco.

O objetivo é levar para o cotidiano acadêmico a pauta da tolerância religiosa e dialogar com estudantes, professores e técnicos sobre a importância de símbolos que reafirmam a identidade negra na sociedade.

A manifesação, será também uma resposta de diversos grupos culturais e coletivos afros ao ato de racismo registrado no dia 19 de novembro, no prédio da Faculdade.Na ocasião, véspera do Dia da Consciência Negra, uma imagem de Iansã que havia sido doada pelo Movimento Zoada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para simbolizar a luta anti-racista, apareceu decapitada.

Participam da organização do ato representantes do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, Movimento Zoada/UFPE, Rede de Povos e Comunidades Tradicionais de Pernambuco, Nações de Maracatu Cambinda Estrela, Nação de Maracatu Porto Rico, Movimento Negro, Movimento Negro Unificado, Najupe-PE, ANEPS-PE e Terreiros de Candomblé da Região Metropolitana do Recife (RMR).

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *