Breaking News

Diretoria da ANMA se reúne e discute projetos para 2014

Texto: Sérgio D´Giyan

Pai Marcio de Jagun, Pai Renato e Mãe Ignez Foto: Sérgio D´Giyan
Pai Marcio de Jagun, Pai Renato e Mãe Ignez
Foto: Sérgio D´Giyan

A diretoria da Associação Nacional de Mídia Afro, a ANMA, se reuniu na última sexta-feira, na casa de seu vice-presidente, Renato Ferreira, Pai Renato de Obaluaiyé, em Bonsucesso. O objetivo dessa última reunião de trabalho foi o de apresentar as realizações da ANMA em 2013 e propor um calendário de trabalho para o próximo ano.

Correspondências para diversos veículos, como a rádio CBN, jornal Extra, entre outros, foram encaminhadas no sentido de manifestar o repúdio à veiculação de reportagens que banalizavam nossa cultura e nossa religião, ou que tinha um cunho pejorativo à nossa religião. A ANMA também se fez presente em diversos eventos, seminários, congressos, como o nononononon. Participou da assinatura da Lei do Axé, de autoria do vereador Átila Nunes, sancionada pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Vale relembrar que a Associação Nacional de Mídia Afro foi constituída em junho de 2012, mas somente em março de 2013 foi oficialmente lançada em cerimônia realizada no auditório do CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, localizado na Rua Camerino, 56, no centro da cidade.

No final de agosto, a ANMA promoveu no anexo à casa de santo do Pai Renato de Obaluaiyé, um jantar de adesão à 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, onde o Babalawò Ivanir dos Santos, interlocutor da CCIR – Comissão de Combate à intolerância Religiosa, conclamou a todos para estarem presentes a mais uma edição desse evento.

A diretoria da ANMA aproveitou o ensejo para discutir as iniciativas e o lançamento de projetos para o próximo ano. Tais iniciativas e projetos serão amplamente divulgados aqui no site do Jornal Awùre e no site da ANMA.

Estiveram presentes à essa reunião, o presidente Pai Marcio de Jagun, o vice-presidente Pai Renato de Obaluaiyé, o diretor-financeiro Pai Sérgio D´Giyan e a diretora cultural, Mãe Ignez de Iansã. Os diretores Jorge Damião, diretor institucional e Marcio Nobre, diretor secretário, não puderam comparecer devido a compromissos assumidos anteriormente.

Pai Marcio de Jagun, Renato de Obaluaiye, Ito Melodia e Mãe Ignez de Iansã Foto: Sérgio D´Giyan
Pai Marcio de Jagun, Renato de Obaluaiye, Ito Melodia e Mãe Ignez de Iansã
Foto: Sérgio D´Giyan

O  sambista, compositor e intérprete da GRES União da Ilha, Ito Melodia, e sua família, estiveram presentes à reunião e cumprimentaram toda a diretoria pelo belo trabalho realizado até o momento.

Em 2014, aguardem novidades protagonizadas pela ANMA. Confira abaixo as ações protagonizadas pela ANMA em 2013:

 

AÇÕES 2013:

12/3/13 – CARTA DE REPRIMENDA À CBN

18/3/13 – LANÇAMENTO DA ANMA (CEDIM/RJ)

21/3/13 – PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO CAMÉLIA

25/3/13 – APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI PARA REGULAÇÃO DO USO DE TERMOS DA LITURGIA AFRO NA MÍDIA, AO VER. ÁTILA ALEXANDRE

26/3/13 – CAMPANHA ”FELICIANO NÃO NOS REPRESENTA”

AGO/13 – ABERTURA DE DELEGACIA DA ANMA EM SÃO PAULO

30/8/13 – JANTAR DE ADESÃO A VI CAMINHADA EM DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA DE COPACABANA

07/9/13 – CARTA DE REPRIMENDA AO JORNAL MEIA HORA

10/9/13 – CARTA DE REPRIMENDA AO SBT

29/9/13 – PALESTRA NO I ENCONTRO “OS UMBANDISTAS NO SÉCULO XXI” (RJ)

03/11/13 – APOIO AO VII BATAKOTÔ (RJ)

05 A 07/11/13 – PARTICIPAÇÃO NA III CONFERÊNCIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL EM BRASÍLIA

07/11/13 – PARTICIPAÇÃO NO DEBATE “O NEGRO, A MÍDIA E A INVISIBILIDADE DA COR” (CÂM. VEREAD. MESQUITA) – SUPIR/MESQUITA

17/11/13 – APOIO AO IV KIZOMBA – A FESTA DA RAÇA

20/11/13 – PALESTRA E APOIO AO EVENTO: “BRASIL, POVO DE MUITAS CORES” – CAMPANHA DE COMBATE AO RACISMO E À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA (CIAFRO)

30/11/13 – APOIO AO EVENTO DE INAUGURAÇÃO DA NOVA ESCOLA DE CAPOEIRA MUNICIPAL DE NILÓPOLIS MESTRE PASTINHA E DO BUSTO DE ZUMBI (SUPIR-NIL)

02/12/13 – PALESTRA NO EVENTO “LIBERDADE RELIGIOSA – ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E HISTÓRICOS” – UNIVERS. ESTÁCIO DE SÁ JCPG

06/12/13 – PARTICIPAÇÃO NA AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA NA PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ERJ PARA DISCUSSÃO DO TEMA: “LIBERDADE RELIGIOSA: O PAPEL DA MÍDIA, DO ESTADO E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO”

10 A 13/12/13 – PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS EM BRASÍLIA

19/12/13 – PARTICIPAÇÃO NA SOLENIDADE DE ASSINATURA DA LEI DE AXÉ NO PALÁCIO GUANABARA COM O PREFEITO EDUARDO PAES

CONTATOS DE APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA ANMA:

21/11/13 – CENTRO CULTURAL DA BARROQUINHA DA BAHIA (ÂNGELO FLÁVIO)

22/11/13 – ILÊ OPÔ AFONJÁ DE SALVADOR (MÃE STELLA)

22/11/13 – CASA DE OXUMARÊ DE SALVADOR (BABA PC)

22/11/13 – JORNAL A TARDE (JORNAL. CLEIDIANA RAMOS)

22/11/13 – UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (PROF. RICARDO FREITAS)

24/11/13 – MUSEU AFRO BRASILEIRO DE SALVADOR-MAFRO (GRAÇA TEIXEIRA)

02/11/13 – UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (RODRIGO RAINHA)

06/12/13 – GRUPO DE COMBATE A CRIMES CIBERNÉTICOS DO MPF (PROC. SÉRGIO SUIAMA)

06/12/13 – MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (PROC. JAYME MITROPOULOS)

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *