Breaking News

Eleições: Pai de santo revela quais políticos serão destaques em 2014

Unindo Xangô e Iansã, o pai-de-santo, Oscar de Oxalá, do terreiro Ilê-axé Passaró Fadaká, comentou também que o Brasil será banhado por grandes chuvas.

 

Os búzios já foram jogados. Para 2014, os babalorixás viram que o próximo ano será regido por orixás: Xangô e Iansã. O primeiro é considerado o rei das pedreiras, Senhor dos coriscos e do trovão, Pai de justiça e o Orixá da política. Já Iansã é a Rainha dos raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais. Orixá do fogo, guerreira e poderosa.

Unindo Xangô e Iansã, o pai-de-santo, Oscar de Oxalá, do terreiro Ilê-axé Passaró Fadaká, comentou que o Brasil será banhado por grandes chuvas. “Pelos búzios, na relação do jogo, com esses dois orixás, têm que o Brasil terá muitas chuvas, incluindo o estado do Piauí”, disse o pai. Oscar de Oxalá acrescentou que a quantidade de chuva não irá resolver a seca do sertão piauiense.

“A quantidade de chuvas não quer dizer que irá resolver por completo o problema de seca no sertão nordestino porque o nosso problema é secular. A estiagem ainda irá permanecer em alguns pontos devido à falta de investimento e recursos públicos”, disse.

Foto:Assis Fernandes/ODIA
Foto:Assis Fernandes/ODIA

Oscar de Oxalá disse ainda que nas áreas de saúde e educação, o estado do Piauí ainda enfrentará grandes dificuldades: “As questões de saúde pública e educação pública no Piauí são preocupantes para aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde e das escolas públicas. Essas duas áreas precisam de mais investimento para melhorar a vida daqueles que precisam”, afirmando que a economia também seguirá o mesmo dilema.

Para a estudante Yara Silva, seguidora do Candomblé, ter 2014 com Xangô é uma oportunidade a mais para o país ser mais democrático e com menos injustiças.

Copa e Eleições

O pai Oscar de Oxalá jogou os búzios para o futebol e as eleições 2014. Ao ver o jogo dos búzios, ele argumentou que a seleção brasileira deverá ir até as finais do campeonato, mas não assegura o hexacampeonato. Já as eleições para o governo do Piauí, ele identificou dois fortes candidatos.

“O ano de 2014 é muito forte e atraente. Nesse ano, nós temos a copa do Brasil e os cargos majoritários em política. Em política, para o nosso Estado, temos dois fortes nomes: um novo e outro mais antigo: Rodrigo Martins (vereador presidente da Câmara de Teresina) e Silvio Mendes (ex-prefeito de Teresina). Se esses nomes vieram à tona serão mais fortes que outros nomes”, argumentou.

Com relação à Copa do Mundo, Oscar de Oxalá declarou que “os búzios estão mostrando que o odum é Odum Oxé. Esse Odum Oxé representa uma força, uma expressão, uma vitória que vê a seleção brasileira nas finais do campeonato. Mas não podemos antecipar e dizer que o Brasil está com a taça na mão porque muitas águas irão rolar. Mas o Brasil é favorito”, mencionou o pai-de-santo.

O Branco

Para o candomblé, religião trazida da África para o Brasil, que cultua os orixás e a natureza, o branco representa tudo para o ser humano, além de trazer boas energias. Por isso, muitas pessoas – mesmo não seguindo essa religião – busca vestir roupas brancas para a virada de um ano para o outro, chamado de Réveillon.

“O branco representa a paz, a harmonia e a alegria. É a manifestação positiva e espiritual para chegar até nós. Quando uma pessoa usa roupas brancas torna-se mais fácil as boas energias chegar até elas”, afirmou pai Oscar de Oxalá.

Repórter: Carliene Carpaso (JornalODIA) – 26/12/2013 – Atualizado em 26/12/2013 18:35

Extraído do site portal O Dia:

http://www.portalodia.com/noticias/piaui/eleicoes-pai-de-santo-revela-quais-politicos-serao-destaques-em-2014-191334.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *