Breaking News

Em Parelheiros: Terreiro de Candomblé faz festa para Exu

26032015_Exu-_-Festa-de-Exu-_-Asé-Ylê

on: março 26, 2015Em: À Margem da MargemCultura e Identidade

Erroneamente associado ao diabo do Cristianismo, no Candomblé ele é o mensageiro, o transportador do axé. E, neste sábado (28/03), o Centro de Cultura Afrobrasileira Asé Ylê do Hozoouane celebra em sua roça de Candomblé o mais controverso dos orixás: Exu.

Segundo o site O Mundo dos Orixás, Exu contém em si todas as contradições e conflitos inerentes ao ser humano. Exu não é totalmente bom nem totalmente mau, assim como o homem: um ser capaz de amar e odiar, unir e separar, promover a paz e a guerra. É o orixá que entende o princípio da reciprocidade.

Orixá da comunicação e dos mercados, é lembrado por comerciantes que querem vender bem. As vendedoras de acarajé, por exemplo, oferecem sempre o primeiro bolinho a Exu, atirando-o à rua, não só para vender bem, mas também par afastar as perturbações, evitar assaltos etc.

 

Anotaí as informações para participar da Festa de Exu.
Quando?
 Sábado, 28 de março,
Onde? Centro Cultural Afrobrasileira Asé Ylê do Hozoouane – Rua Conde de Fontalva, 100 – Jd. Santa Fé – Parelheiros – Extremo Sul de São Paulo
Mais informações aqui ou pelos telefones (11) 5920-8696 ou (11) 3455-0843

 

Extraído do Blog Periferia em Movimento / São Paulo-SP
http://periferiaemmovimento.com.br/2015/03/em-parelheiros-terreiro-de-candomble-faz-festa-para-exu/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *