Breaking News

Em vídeo, Fifa censura e apaga mensagem religiosa em faixa de Neymar; assista

Publicado em 16/01/2016, 16:06 /Atualizado em 16/01/2016, 16:14ESPN.com.br com agência Gazeta Press

Compartilhar ‘Em vídeo, Fifa censura e apaga mensagem religiosa em faixa de Neymar; assista’Compartilhar ‘Em vídeo, Fifa censura e apaga mensagem religiosa em faixa de Neymar; assista’Compartilhar ‘Em vídeo, Fifa censura e apaga mensagem religiosa em faixa de Neymar; assista’

622_19f9a401-a7da-306d-922e-f0fde55f1773

O vídeo divulgado pela Fifa para apresentar o atacante Neymar como um dos concorrentes ao troféu Bola de Ouro tem causado polêmica entre grupos de torcedores. A entidade máxima do futebol alterou as imagens da premiação dada ao Barcelona e apagou a mensagem de cunho religioso da faixa que o brasileiro utilizou ao erguer o troféu do campeonato.

Segundo a Fifa, a decisão foi tomada para “não ofender a sensibilidade” das pessoas que não compartilham a mesma religião do jogador.

Após a vitória por 3 a 1 sobre a Juventus, na final da Liga dos Campeões, Neymar colocou na cabeça uma faixa com os dizeres “100% Jesus”. À época, meios de comunicação estrangeiros e nacionais criticaram o jogador pela atitude. O jornal francês Le Figaro chegou a reproduzir comentários de leitores que acusavam Neymar de fazer proselitismo religioso e tentar “impor” as suas crenças às outras pessoas.
A Fifa impede que jogadores de futebol façam qualquer manifestação política ou religiosa durante as partidas. A faixa, utilizada por Neymar desde o início de sua carreira, foi vetada pelo Santos nas comemorações dos títulos que o atacante conquistou pelo clube praiano.

No último troféu erguido por Neymar, no Mundial de Clubes, o atleta optou por utilizar um acessório com a marca da fornecedora de material esportivo que patrocina sua carreira.

Segundo o jornal Mundo Deportivo, torcedores organizaram um abaixo-assinado para cobrar da Fifa um pedido de desculpas. “A liberdade religiosa é um direito garantido na Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU e a Fifa, como um organismo internacional, deve reconhecê-la e respeitá-la”, diz o texto de apresentação da campanha.

A cerimônia do troféu Bola de Ouro ocorreu no último dia 11, na capital suíça de Zurique, e teve o argentino Lionel Messi como vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo. Neymar, que ficou em terceiro lugar na principal votação da noite, foi um dos eleitos para a seleção do ano.

Daniel Alves, Marcelo e Thiago Silva foram os outros brasileiros escolhidos para o time de estrelas da última temporada. O também brasileiro Wendell Lira, hoje no Vila Nova-GO, ganhou o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano.

ASSISTA:

 

Extraído do site do canal espotivo de TV ESPN
http://espn.uol.com.br/noticia/570738_em-video-fifa-censura-e-apaga-mensagem-religiosa-em-faixa-de-neymar-assista

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *