Breaking News

Embaixada Copa Lord levará a África e orixás para a Nego Quirido

16/02/2017- 07h45min -  Atualizada em 16/02/2017- 07h45min Por CAROLINE STINGHEN
Foto: Marco Favero / Agencia RBS
A Embaixada Copa Lord vai voltar quase 20 anos no tempo para levar, mais uma vez, um Carnaval de responsa para a passarela Nego Quirido no dia 25 de fevereiro. A escola de samba do Morro da Caixa, da Ilha, vai fazer jus à sua história e de sua comunidade: vai falar sobre a África, a histórias dos negros, Zumbi e de orixás. Saravá, Copa Lord! — O tema afro identifica a nossa comunidade. Nunca perdemos um Carnaval quando falamos de nossas raízes. E fomos vencedores em 1996 com este enredo — contou o presidente interino da agremiação, Josué Costa, que é mais conhecido como Jô. Ele foi criado no Monte Serrat e desde criança desfila pela Copa. Em ritmo acelerado no pavilhão, os integrantes correm contra o tempo para deixar as fantasias e alegorias prontas para semana que vem. A comunidade em peso está ajudando nos trabalhos. Coisa linda de ver essa união.A escola sairá com cerca de 20 alas — contando comissão de frente — e levará para avenida dois carros alegóricos. Segundo Jô, serão em torno de 1,5 mil componentes desfilando. Entre eles, estará uma presença ilustre, que tem a cara do samba de Florianópolis: Lídio Augusto Costa, o famoso seu Lidinho. Quem costuma ir aos sábados no Canto do Noel, no samba do Mercado Público e nos ensaios da Copa, sabe de quem estamos falando. Com 76 anos, esse carismático passista vai abrir alas para a ala da Velha Guarda da Copa Lord e promete mostrar o que sabe de melhor: o samba! — O Lidinho é nosso representante oficial. Não só nosso, mas de todo o Carnaval de Florianópolis. Melhor pessoa que ele, não há — garante o presidente da escola de samba. Conheça Thayza, a candidata à Musa da Hora pela Copa Lord Vanderlan da Costa é o candidato ao Muso da Hora pela Copa Lord E aí, vai perder? Bóra para Nego Quirido!
Foto: Marco Favero / Agencia RBS
Tradicional e do povo A Embaixada Copa Lord foi fundada em 25 de fevereiro de 1955 e suas cores são amarelo, vermelho (com mais destaque) e o branco. Entre seus fundadores, estavam Abelardo Blumemberg, Jorge Ferminiano Costa, Valdomiro José da Silva e Juventino João Machado, o próprio Nego Quirido, que mais tarde, deu nome à passarela da Capital. O grupo, anteriormente, se chamava Os Garotos do Ritmo. Logo no ano de sua estreia, a Copa já arrematou o título de campeã, fato conquistado ainda outras 17 vezes! O último título foi conquistado no ano de 2010. O povo do Monte Serrat está com saudades de levar o prêmio e garante que a briga será boa neste ano. Quer desfilar pela Copa Lord? Que tal entrar na avenida com esta escola de samba, que tem o maior respeito por sua comunidade? Para saber sobre as fantasias e preços, é só falar com a Tata, no (48) 99638-9098. A camisa oficial da Copa está sendo vendida nas lojas Planeta, da Rua Conselheiro Mafra. Samba-enredo Nome: Eu sou filho do Batuque, neto do Abatá-Koto Compositores: Paulinho Carioca / Vicente Marinheiro / Celinho da Copa Lord / Edu Aguiar / Márcio Martins Viajando para o Reino dos Palmares Com a Embaixada dos meus sonhos Sob a saga de Zumbi No Quilombo eu vivi a libertação África, magia, Zumbi, esperança, um dia Liberdade, uma luz que reluzia E, lá no Reino de Zambi, eu me senti como um Rei Ao som do batuque me transformei E assim, me despi da fidalguia A minha raiz eu encontrei E, lá no Reino de Zambi, eu me senti como um Rei Ao som do batuque me transformei E assim, me despi da fidalguia A minha raiz eu encontrei Hoje, nossa Escola na Avenida Nesse misticismo vem mostrar Lendas e costumes de uma raça A Nego Quirido de novo balançar Agogô, xequerê, atabaque, ganzá Axé pro meu povo cantar E nesse palco iluminado Minha Copa Lord vai brilhar Mamãe Oxum, Iemanjá sereia Salve todos os Orixás, Oxalá clareia. Ordem das reportagens seguirá a ordem do Desfile na Nego Quirido em 25 de fevereiro: Sexta (17): Unidos da Coloninha Sábado (18): Dascuia Confira mais fotos do ensaio da Copa Lord na Praça XV de Novembro:       Extraído do site do Jornal DC Diário Catarinense / Florianópolis – SC http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticia/2017/02/embaixada-copa-lord-levara-a-africa-e-orixas-para-a-nego-quirido-9722308.html?pagina=2

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *