Breaking News

Escolas da Rede Promovem Concurso Sobre Cultura Afro-Brasileira

Unidades interessadas podem se inscrever até o dia 30 de setembro

publicado em 27/09/2014 às 11:05

 

 

CONCURSO pretende promover e estimular a construção do pensamento artístico
CONCURSO pretende promover e estimular a construção do pensamento artístico

 

 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a ONG Afrobrás e a Faculdade Zumbi dos Palmares, realiza o 1º Concurso Flink Sampa de Literatura. O concurso é voltado a alunos da capital e região metropolitana nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. O tema é “Carolina Maria de Jesus: Ontem, hoje e sempre”, baseado no livro Quarto de Despejo. O projeto também é aberto para escolas da rede municipal e particular.

Conforme informações da assessoria de imprensa da Educação, em homenagem ao centenário de Carolina Maria de Jesus, que de catadora de papel tornou-se uma escritora conhecida mundialmente, o concurso pretende promover e estimular a construção do pensamento artístico, literário e crítico dos estudantes com foco na valorização da história e cultura afro-brasileira. Após a escola se inscrever, os alunos terão até 15 de outubro para enviar textos em formato de crônica.

As instituições de ensino podem realizar a inscrição pelo site www.flinksampa.com.br. A premiação será no dia 23 de novembro durante a II Flink Sampa – Festa do conhecimento, literatura e cultura negra, no Memorial da América Latina.

“Além de descobrir novos talentos da literatura, este concurso é crucial para introduzir a questão do protagonismo do negro, utilizando como referência sua trajetória e experiências literárias e acadêmicas. Os estudantes precisam conhecer esta história e atuar em suas produções textuais com base nela”, ressalta Sergio Cardoso, diretor do Núcleo de Inclusão Educacional da Secretaria.

 

Por: Karla Sibro

 

Extraído do site do Jornal O Regional

http://www.oregional.com.br/2014/09/escolas-da-rede-promovem-concurso-sobre-cultura-afro-brasileira_312197

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *