Breaking News

Escritora Edsoleda Santos lança 4 livros da série ‘Lendas africanas’

Lançamento será no domingo, às 16h, no Ciranda Café, em Salvador. Série literária aborda histórias de orixás para crianças e adultos.

Do G1 BA | 08/12/2015 07h31 - Atualizado em 08/12/2015 07h37      
Lançamento será no próximo domingo (12) (Foto: Kin Guerra)
Lançamento será no próximo domingo (12) (Foto: Kin Guerra)
  A escritora Edsoleda Santos lança quatro livros da série “Lendas Africanas” no Ciranda Café, neste domingo (12),  em Salvador. Iniciada em 2010, a série apresenta de forma lúdica, para crianças e adultos, as lendas africanas dos orixás. A primeira obra publicada foi a lenda de Oxalufã e em seguida foram publicados também Oxum e Ibejis. No domingo, serão lançados os títulos Obaluaê, Nanã, Iemanjá e Xangô. “Lançar esses novos livros me dá a sensação de dever cumprido como cidadã, herdeira deste legado dos nossos ancestrais africanos, tão importantes para a formação cultural do povo baiano. Admiro esse tema pela sua beleza poética e porque transmite preciosos ensinamentos para a humanidade”, afirma Edsoleda, em nota. A lenda de Obaluaê narra a chegada do orixá e o desenvolvimento de seu culto no território Mahi no Daomé. Já Nanã Buruku é a mais velha das entidades das águas. O culto à Iemanjá teve a sua origem na Nigéria e foi trazido para o Brasil pelos africanos escravizados, que iniciaram aqui uma forte devoção atraindo milhares de adeptos. Xangô é o senhor dos trovões, da magia e dos talismãs e também proprietário das pedras de raio que caem sobre a terra durante tempestades. Serviço Lançamento de Obaluaê, Nanã, Iemanjá e Xangô, novos livros da coleção Lendas Africanas, escritos e ilustrados por Edsoleda Santos, publicados pela Solisluna Editora. Data: 12 de dezembro, 16h Local: Ciranda Café ­ Rua Fonte do Boi, Rio Vermelho, ­ Salvador     Extraído do portal de notícias G1 / Bahia http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/12/escritora-edsoleda-santos-lanca-4-livros-da-serie-lendas-africanas.html  

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *