Breaking News

Espetáculo circense ‘Vento, Brisa e Ventania’ se inspira na mitologia afro-brasileira

 

11949326_1695111744052478_2905686890880750685_n-2No próximo dia 24 de setembro, às 17h30, o espetáculo “Vento, Brisa e Ventania” será apresentado na Praça da Paz, na Unicamp, encerrando uma temporada de apresentações que começou no dia 29 de agosto e passou por diversas cidades do estado de São Paulo.

Um espetáculo de circo, dança e teatro, inspirado na mitologia afro-brasileira, Vento, Brisa e Ventania traz as lendas de Oyá – Iansã, conhecida como senhora das tempestades, uma das deusas mais populares da mitologia afro-brasileira, orixá dos grandes movimentos e das várias formas, formas estas que representam seu domínio sobre diferentes fenômenos naturais e cujas imagens arquetípicas encontram interessantes correspondências com o universo feminino, inclusive no contexto de seus paradigmas contemporâneos.

No espetáculo, as dançarinas-acrobatas se servem de técnicas aero – acrobáticas (trapézio em balanço sincronizado, tecido acrobático e dança vertical ), e de elementos de teatro físico e dança africana que, apoiados na trilha sonora executada ao vivo, tecem um delicado jogo de construção e desconstrução das diferentes imagens do feminino. Mais informações na página do evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha técnica:

– Elenco: Ieda Cruz, Regina Santos, Maira Agio, Jose Guilherme Bergamasco e Théo Weber
Concepção: Ieda Cruz e Maira Aggio
– Direção: Ana Cristina Colla
– Direção dos números aero-acrobáticos: Raquel Karro
– Músicos: Cris Monteiro e Pedro Barasalini
– Trilha Sonora Original: Ieda Cruz e Pedro Barsalini
– Figurino: Warner Reis
– Assistente de figurino: Mariana Tardioli e Herika Almeida
– Coordenação técnica: José Guilherme Bergamasco
– Iluminação (dia 24/09): Francisco Barganian
– Consultoria Técnica de Som: Robson Baroli
– Produção de Campo e Design gráfico: Arthur Amaral
– Realização: ProacSP – Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura
– Produção Executiva: Paiol Produções Artísticas
– Produção: Zumbido Cultural

Apoio: CIS-Guanabara, Nano Circo, Centro Cultural Casarão, Lume Teatro, Trupe Caiu do Céu

Extraído do portal de notícias Carta Campinas / Campinas – SP
http://cartacampinas.com.br/2015/09/espetaculo-circense-vento-brisa-e-ventania-se-inspira-na-mitologia-afro-brasileira/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *