Breaking News

Espetáculo teatral une dança e religiosidade afro-brasileira

Redação SRZD | 08/03/2015 17h05

 

A celebração dos rituais africanos e a passagem dos orixás do Candomblé pela terra são o tema principal do espetáculo “Xirê Orixá-Divindades da Criação”, dirigido e coreografado por Márcio Moura, que estreia no Parque das Ruínas, em Santa Teresa no Centro, no dia 6 de março. A peça está em cartaz nas extas e sábados às 19h30, e domingo às 19h, e vai até 12 de abril.

xire_orixa1

Com o objetivo de abrir os horizontes do público para questões atuais e pertinentes como o racismo, montagem usa o lado sensível e mágico da dança envolvente dos orixás para levantar a bandeira da paz.

No palco, oitro atores-bailarinos interpretarão os sete orixás mais conhecidos. Oxum, Iansã, Xangô, Oxossi, Iemanjá, Ogum e Oxalá dançarão com seus trajes ritualísticos e serão retratados pelos arquétipos analisando as semelhanças deles com seus filhos humanos.

Os ingressos estão à venda por R$30 (inteira) e R$15 (meia). A classificação etária é de 14 anos. O parque das Ruínas fica na Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa. Para mais informações, ligue: (21) 2215.0621 / 2224.3922.

Veja um teaser da peça: 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=IOgYjYDjKeM

 

Extraído do blog do jornalista Sidney Rezende
http://www.sidneyrezende.com/noticia/246615+espetaculo+teatral+une+danca+e+religiosidade+afro+brasileira

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *