Breaking News

Evento contra a intolerância celebra religiões afro na Praça da Liberdade

Grupos de comunidades de diferentes nações do candomblé, umbanda e movimentos sociais estarão no local para participar da ação contra a intolerância religiosa

 

postado em 15/04/2015 08:45 / atualizado em 15/04/2015 09:09

Cristiane Silva

 

Comunidades tradicionais de terreiros de Belo Horizonte e região vão ocupar a Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira em uma celebração da cultura afro-brasileira e contra a intolerância religiosa.

A concentração na praça começa às 13h30. O cartão-postal da capital mineira será enfeitado com elementos tradicionais, como ervas e flores. Quem passar pelo local a partir das 14h poderá assistir apresentações de canto, toques e dança. O evento é organizado pela coordenadora nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), Makota Celinha Gonçalves, além de outros movimentos sociais. O Babalaô Ivanir dos Santos, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) também estará presente.
Ainda durante a tarde, uma comissão será recebida em uma audiência no Ministério Público Federal (MPF) em Belo Horizonte para entregar carta denúncia solicitando a investigação de um grupo acusado de intolerância religiosa. O documento já foi apresentando aos MPs em outras capitais brasileiras.

Participante de uma comunidade religiosa e uma das organizadoras do evento, Bárbara Altiva destaca que as religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, são historicamente alvos de intolerância. “Alguns episódios atuais têm trazido à tona a necessidade de uma celebração dessa cultura, da sua beleza e sua riqueza frente ao ódio”, explica. “Em resposta à intolerância e à agressão, nós devolvemos música, dança e flores”.
 

Extraído do portal de notícias EM / Belo Horizonte-MG
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/04/15/interna_gerais,637758/evento-contra-a-intolerancia-celebra-religioes-afro-na-praca-da-liberdade.shtml

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Ilé Asé Omin Oiyn, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Hoje, é editor do Jornal Awùre. Diretor Financeiro da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. Colabora com a assessoria de comunicação do PPLE - Partido Popular da Liberdade de Expressão Afro-Brasileira. É sócio diretor na agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *