Breaking News

Evento discute políticas públicas para as comunidades de terreiro em São Gonçalo

Texto: Sérgio d´Giyan Fonte: Chave de Ouro 24.05.2016 07:25

 

13281854_638588382961170_447897066_nA COMASG – Comissão das Matrizes Africanas de São Gonçalo realiza amanhã (25), às 18h, um evento que terá como objetivo discutir novas políticas públicas e suas aplicações junto ao município.

A entidade reúne diversos setores da cultura afo-brasileira, nela o samba, a capoeira, o jongo e outras manifestações irão propor novos enfrentamentos e ações de emponderamento para coibir o racismo e a intolerância. Em vista do cenário que se apresenta a COMASG pretende cobrar às autoridades a aplicação de dispositivos para minimizar os casos de violência e apresentar um estudo para potencializar o aparelho público nas tratativas dessas situações.

O Encontro também servirá de ponto de partida para discutir outras causas que preocupam a comunidade, como gravidez não orientada, utilização de substâncias tóxicas e farmacológicas que causam dependência química, acolhimento de menores infratores e das famílias de ex-detentos. Causas essas muitas vezes enfrentadas pelas comunidades de terreiro e que precisam de orientações jurídicas e sociais para dar suporte a essas situações.

O evento será realizado no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) na Rua Presidente Kennedy, 721, no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo. Conta com o apoio da COPIR-SG – Comissão de Promoção à Igualdade Racial de São Gonçalo e sua organização está sob a responsabilidade do Egbé Ilé Asé Oloya Torun.

Mais informações sobre o conteúdo do evento e sua realização devem ser solicitadas a seu produtor, o Babalorixá Gilmar Hughes ty Oyá, do Egbé Ilê Asé Oloya Torun, localizada no Jardim Bom Retiro, em São Gonçalo, através do telefone 21 97481-6055.